Vereador Afonsinho recua e vota a favor da concessão de várias medalhas Coelho Rodrigues
Depois de dizer que não votaria mais a favor de projetos concedendo a honraria, parlamentar recuou
Afonsinho recua e vota a favor da concessão de medalhas Coelho Rodrigues / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Depois de afirmar que não votaria a favor nem se a homenagem fosse para o seu pai, o vereador Afonsinho (Progressistas) recuou e, declarou o voto sim a vários decretos legislativos propondo a concessão da medalha Coelho Rodrigues a diferentes personalidades.
Propostos por diferentes parlamentares, os decretos legislativos tramitavam na Câmara Municipal de Picos fazia algum tempo e, não tinham sido colocados na pauta de votação devido a um impasse entre os vereadores Afonsinho (PP) e Wellington Dantas (PT).
Impasse
O impasse teve início após o vereador Wellington Dantas (PT) se recuar a assinar projeto decreto legislativo de autoria de Afonsinho (PP), propondo a concessão da Medalha Coelho Rodrigues ao presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira.
Por conta disso, o vereador Afonsinho (PP) anunciou que a partir daquela data não assinaria mais nenhuma proposta para concessão da medalha Coelho Rodrigues, acrescentando ainda que votaria contra todos os projetos decretos legislativos nesse sentido que fossem colocados em votação no plenário.
Para que o projeto decreto legislativo propondo a concessão da medalha Coelho Rodrigues seja apresentado, é necessário a assinatura de todos os 17 parlamentares que compõem à Câmara Municipal de Picos.
Além disso, antes era preciso que todos os 17 vereadores estivem presentes em plenário e votassem a favor do projeto. Porém, uma emenda à lei, de autoria de Hugo Victor (MDB) e João Rufino (PSD), facilitou a aprovação da concessão da medalha Coelho Rodrigues, uma vez que agora é necessário apenas o voto unânime dos presentes à sessão e não de todos os parlamentares como era anteriormente.
Projetos aprovados
Na sessão de quinta-feira, 11 de dezembro, a última do ano, vários projetos decretos legislativos concedendo a medalha Coelho Rodrigues estavam em pauta. No entanto, como o vereador Afonsinho garantia que não votaria a favor de nenhum deles, as matérias deveriam ser retiradas.
Após uma conversa com o líder do governo Hugo Victor (MDB), o vereador Afonsinho recou e, decidiu votar a favor de vários projetos, com exceção daqueles de autoria de Wellington Dantas, mantendo o impasse apenas entre os dois.
No momento da votação estavam em plenário quinze dos 17 vereadores e, todos votaram a favor das propostas. Ausentes apenas Chaguinha (PSB) e Eriberto Barros (PSD).
Projetos aprovados
Sendo assim, foram aprovados os projetos decretos legislativos concedendo a medalha Coelho Rodrigues a primeira-dama do estado, Isabel Fonteles - proposição do vereador Hugo Victor (MDB); vice-prefeita de Picos, Cecilia Maria Lavor Néri (Xandu) – proposição do vereador Chaguinha (PSB); deputado José Icemar Lavor Néri (Nerinho) - proposição do vereador Chaguinha (PSB); médico Pedro Otacílio de Sousa Moura – proposição do vereador Edilson Alves de Carvalho (MDB); coronel Carlos Augusto Gomes de Sousa – proposição do vereador José Luís de Carvalho (MDB); general do Exército – Luiz Gonzaga Viana Filho – proposição do vereador Chaguinha (PSB); médico Walter Pereira Soares – proposição do vereador João Rufino (MDB); desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo – proposição do vereador Pedro Pio (PP); médico Paulo de Tarso Nunes Leal - proposição do vereador João Rufino (MDB); deputado federal Florentino Alves Veras Neto (PT) – proposição do vereador Rinaldinho (MDB); Albertina Moura Marques - proposição do vereador Rinaldinho (MDB) e o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos) – proposição da vereadora Creusa Nunes (MDB).
Medalha Coelho Rodrigues
A Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues é a maior honraria de Picos e, foi criada em de 7 agosto de 1984. De acordo com a lei, será concedida, àquele, que acima de qualquer suspeita, tenha prestado à Nação, ao Estado e/ou à terra picoense, relevantes serviços sociocultural, humanitário, político, militar e religioso, bem como comprovados serviços ao povo nos campos da tecnologia, ciências, letras e artes, e ainda por feitos heroicos.



Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!