• Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

TRE julga recurso do PCdoB e Antônio Moura poderá assumir mandato na Câmara de Picos

Informa Picos divulga em primeira mão, o julgamento do recurso acontecerá próxima terça-feira, 28

Antônio Moura (PCdoB) poderá assumir cadeira ocupada por Renato (PT) / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Através de sessão judiciária ordinária híbrida (presencial e por videoconferência), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realiza na próxima terça-feira, 28, a partir das 14 horas, julgamento do recurso interposto pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contra anulação da convenção partidária realizada em Picos no dia 20 de setembro do ano passado. O relator é o juiz Charlles Max Pessoa Marques da Rocha.

Convenção do PCdoB foi anulada pelo juiz da 10ª zona eleitoral/Foto: José Maria Barros.
 

Caso o recurso seja acatado pela corte eleitoral, poderá haver mudanças na composição da Câmara Municipal de Picos, com a entrada do candidato do PCdoB, Antônio de Moura Martins e a saída do vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PT), eleito por média no pleito de 15 de novembro de 2020. 
    
O recurso que será julgado na próxima terça-feira, 28, pelo TRE-PI, é contra anulação de convenção partidária do PCdoB, impedimento de concorrer a cargo proporcional, com pedido de reforma de decisão do juiz da 10ª zona eleitoral, com sede em Picos, Fabrício Paulo Cysne de Novaes.

Recurso do PCdoB pede validade da convenção partidária/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo a pauta de julgamentos disponibilizada no site do TRE-PI, a sessão judiciária ordinária híbrida (presencial e por videoconferência), acontecerá na próxima terça-feira, 28 de setembro, a partir das 14 horas. O fato reacendeu o debate na política picoense, já que o resultado poderá mudar a composição na Câmara Municipal de Picos.

Antônio de Moura Martins obteve 581 votos, equivalente a 1,38% dos votos válidos, ficando em primeiro lugar entre todos os concorrentes do PCdoB. Já Raimundo Nunes Ibiapino conquistou 1.062 votos, percentual de 2,52% dos votos válidos, ficando na terceira colocação entre os eleitos da sua legenda, o PT.

Antônio Moura (PCdoB) poderá assumir mandato na Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Entenda o caso

Em decisão proferida no dia 17 de setembro do ano passado, o juiz Fabrício Paulo Cysne de Novaes, da 10ª Zona Eleitoral, anulou a convenção partidária do PCdoB de Picos, realizada no dia 12 do mesmo mês. A decisão foi tomada após denúncia do ex-tesoureiro da Prefeitura, Raniery Dantas de Lima, que alegou ter sido excluído sem explicação da lista de candidatos à vereador pela sigla. 

Vereador Renato (PT) poderá perder assento na Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

O diretório municipal do PCdoB de Picos foi citado e apresentou contestação, negando quaisquer irregularidades na realização da convenção. O partido explicou que Raniery Dantas recebeu apenas sete votos na convenção, o que não lhe garantiu o direito de sair candidato.

Convenção foi anulada a pedido de Raniery Lima/Foto: José Maria Barros.
 

O Ministério Público Estadual emitiu parecer favorável ao pedido de anulação da convenção, por entender que a mesma foi realizada de forma contrária a regra estatutária expressa. O juiz eleitoral acatou o pedido feito na inicial e, declarou nula a convenção partidária do PCdoB de Picos, realizada no dia 12 de setembro de 2020.

A direção do partido ingressou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para que a convenção seja revalidada e as candidaturas da legenda voltem a ser deferidas, e, consequentemente, reconhecida a eleição de Antônio de Moura Martins para a Câmara Municipal de Picos. 

Passados dez seis meses das eleições municipais, o recurso entrou em pauta na corte.


Recurso está em pauta no TRE-PI/Foto: Reprodução.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também