TRE e ALEPI iniciam tratativas para edição 2025 do Parlamento do Futuro
Encontro entre representantes da Justiça Eleitoral e da Assembleia Legislativa no Gabinete da Diretoria Geral do TRE-PI nesta quarta,3, deu início as tratativas para nova edição do projeto neste ano de 2025
Reunião para tratar sobre o assunto / Foto: Donardo Broges
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou no final da manhã desta quarta-feira (3/9) no Gabinete da Diretoria Geral, uma reunião para as tratativas referentes a edição 2025 do Projeto Parlamento do Futuro, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - ALEPI.
Na ocasião ficou definida a data de 8 de setembro de 2025 para o envio ao TRE-PI, por parte da ALEPI, de um conjunto de informações que nortearão a formatação de um calendário de atividades que deverão ser executadas pelas duas instituições para a concretização de mais uma edição da iniciativa, levando-se em conta o ano letivo em curso e as pautas da Justiça Eleitoral.
Durante as tratativas, a diretora-geral do TRE-PI e coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero, Silvani Maia Resende Santana, destacou o interesse da Justiça Eleitoral em dar continuidade a essa ação que está em sintonia com o Mapa Estratégico 2021-2026 deste tribunal, em promover a relação institucional com a sociedade e alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU.

Presentes ao encontro, pelo TRE-PI, a diretora-geral já citada e o assessor de planejamento e gestão estratégica, Raimundo Nonato Gonçalves Júnior. Pela ALEPI compareceram o assessor técnico da Presidência, Thiago Parente, e o diretor de comunicação, Robson Eulálio.
Projeto Parlamento do Futuro
O projeto é uma iniciativa da ALEPI em parceira com o TRE-PI, que consiste na realização de uma “Eleição” para os cargos de “Jovem Deputada ou Jovem Deputado Estadual”.
Nesse pleito extraoficial, as candidatas e os candidatos e as eleitoras e os eleitores são estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas de todo o Estado do Piauí, que cumprem todas as etapas de um pleito oficial, ou seja: Filiação a um dos partidos temáticos criados no projeto; Registro de Candidaturas; Campanha Eleitoral; Votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI; Diplomação – realizada no plenário do TRE-PI; e Posse no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.
As "alunas eleitas" e os "alunos eleitos” são convidadas e convidados a participar de sessões plenárias da ALEPI nas quais terão a oportunidade de apresentar as comissões internas e as deputadas e deputados estaduais “oficiais” as propostas apresentadas durante as suas “campanhas eleitorais”, nos seus respectivos municípios.
Essas propostas podem ganhar o apoio de deputados e levadas à votação na Casa Legislativa culminando então com a sua transformação em Lei Estadual.
O TRE-PI participa prestando orientações, cedendo e carregando eletronicamente com os dados de candidatas e candidatos as urnas eletrônicas que serão utilizadas, treinando as equipes de trabalho que atuarão no dia do “pleito jovem” como mesárias e mesários voluntários, ministrando palestras, minicursos, entre outros eventos sobre os diversos temas envolvendo o processo eleitoral, a importância do voto, a Democracia, o Estado Brasileiro, a tripartição de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), os trabalhos desenvolvidos pelos legisladores, entre outros temas afins.
O objetivo é promover a formação política e cidadã de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública podendo ser estendendo em anos posteriores às Escolas Particulares.
Fonte: Diretoria-Geral TRE-PI e ALEPI
Fotos e texto: Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!