• Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025

Heloísa Helena assume cadeira na Câmara e critica governo Lula

Deputada afirmou que atuará sem qualquer alinhamento ao Planalto e faz críticas a Lula e Bolsonaro

Deputada Heloisa Helena / Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ) tomou posse na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16) para ocupar a vaga do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), cujo mandato foi suspenso por seis meses por quebra de decoro parlamentar. 

Heloísa Helena, que já foi senadora e participou da fundação de partidos como o PSOL e a Rede após sair do PT, afirmou em seu discurso que não seguirá alinhada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a deputada, sua atuação na Câmara será independente e crítica às políticas adotadas pelo governo federal. 

Em declarações na tribuna, ela disse que se opõe ao que chamou de entreguismo e prometeu uma atuação firme, sem concessões a quem, em sua visão, concilia com interesses do capital financeiro às custas da população. Heloísa Helena também aproveitou para criticar o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), citando ações que, segundo ela, foram marcadas por omissões e impacto negativo à sociedade. 

A parlamentar ressaltou que pretende defender grupos vulneráveis, trabalhadores e políticas públicas que ampliem direitos e reduzam desigualdades. A posse marca o retorno de Heloísa Helena ao Congresso Nacional após cerca de 18 anos fora da Casa Legislativa, assumindo temporariamente o mandato de Glauber Braga. 

O mandato de Glauber foi suspenso recentemente após decisão do plenário da Câmara, abrindo espaço para a suplente, que agora deve atuar por seis meses no cargo. 

Fonte: Metrópoles
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também