• Terça-Feira, 01 de Abril de 2025

STF inicia julgamento que pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado

Além de Jair Bolsonaro, também estão na lista de acusados, ex-ministros e militares do alto escalão

Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado / Foto: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (25) o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Entre os acusados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado por ex-ministros e militares de alto escalão. 

A sessão que teve início a 9h30 está sendo transmitida ao vivo, permitindo o acompanhamento público dos debates.

A análise da denúncia será conduzida pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Carmen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Luiz Fux. O presidente da Turma, Zanin, reservou três sessões para a discussão. A primeira delas foca nos supostos líderes da organização criminosa, incluindo os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), entre outros envolvidos.

Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado/Foto: Divulgação.
 

O julgamento iniciará com a leitura do relatório por Alexandre de Moraes, seguida pela sustentação oral do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que terá 30 minutos para apresentar os argumentos da PGR. Na sequência, os advogados de defesa dos oito acusados se pronunciarão, com 15 minutos para cada exposição. Os ministros também poderão discutir questões preliminares antes de decidir sobre a admissibilidade da denúncia.

Caso a maioria do colegiado aceite a denúncia, os investigados passarão da condição de denunciados para réus, iniciando um processo judicial formal. O julgamento segue com outras sessões para analisar diferentes núcleos da conspiração, envolvendo militares, policiais e assessores. O desfecho pode resultar em condenações, com penas definidas pelo STF conforme a gravidade dos crimes atribuídos a cada envolvido.

Fonte: CNN Brasil
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também