• Domingo, 19 de Maio de 2024

Sogro de Rafael Fonteles empresário Araujinho está fora da disputa pela Prefeitura de Picos

Segundo parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal, Araujinho não poderá concorrer em 2024

Araujinho não poderá disputar Prefeitura de Picos em 2024 / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

O sonho de comandar o Palácio Coelho Rodrigues está mais distante para o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT). Sogro do governador eleito Rafael Fonteles (PT), ele está fora da disputa pela Prefeitura de Picos em 2024, impedido pela legislação.
    
O parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal destaca: “São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

Governador eleito Rafael Fonteles ao lado do sogro Araujinho/Foto: Divulgação.
 

A única exceção é para parente que já detém mandato e queira concorrer à reeleição, o que não é o caso de Araujinho em Picos.

Caso pudesse concorrer às eleições municipais em Picos em 2024, Araujinho seria praticamente uma unidade entre o bloco de oposição. Como ele está fora da disputa, começam a surgir outros nomes e o primeiro apontado é o do deputado estadual reeleito Pablo Santos (MDB), segundo mais bem votado no município no pleito do último dia 2 de outubro.

Candidato a prefeito de Picos Araujinho saiu derrotado em 2020/Foto: José Maria Barros.
 

Candidato derrotado

Nas eleições de 2020, Araujinho (PT) concorreu a Prefeitura de Picos pela coligação “Pra fazer diferente”, formada pelos partidos PT, MDB, Podemos, Patriota, Cidadania, PCdoB e PL. Ele perdeu a disputa por uma diferença de 4.806 votos, ou seja,  um percentual de votos de 11,59% a menos do que o principal adversário.

Segundo o resultado oficial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleito foi o candidato da coligação “Unidos pelo trabalho e pela fé”, composta pelos partidos do PP, PTB, PSDB, Republicanos e Dem, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP). 

Palácio Coelho Rodrigues está cada vez mais distante de Araujinho/Foto: José Maria Barros.
 

O vencedor Gil Paraibano (Progressistas) conquistou nas urnas 21.531 votos, equivalente a 51,96% dos votos válidos. Já o derrotado Araujinho, por sua vez, obteve 16.725, percentual de 40,37% dos votos válidos, 4.806 a menos do que o eleito.

Solenidade de filiação de Araujinho ao PT/Foto: Divulgação.


 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. Firmino Silva

    Mesmo em terras distante, por estar em viagem, embora atento aos fatos políticos de nossa Picos, já que os atos são inespressiveis por que a admiministra diante tamanhas carências.

Veja Também