• Domingo, 19 de Maio de 2024

Sociedade Esportiva de Picos completa 44 anos de fundação

Equipe faz aniversário no dia em que enfrenta o Piauí em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Estadual

Sociedade Esportiva de Picos completa 44 anos hoje / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Na busca por um título da primeira divisão em que não vem há muito tempo, a Sociedade Esportiva de Picos (Sep) completa neste sábado, 8 de fevereiro, 44 anos de fundação. Pela passagem da data não haverá qualquer comemoração, nem mesmo de forma discreta como ocorreu em 2017, com corte de bolo no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.

Equipe que conquistou primeito título estadual em 1992/Foto: Severino Filho.
 

Após dois anos rebaixada, a equipe da Sep conseguiu em 2019 o acesso à primeira divisão do Campeonato Piauiense de Futebol, tendo, inclusive, conquistado o título da Série B. Vice-líder do certame de 2020, hoje à tarde o time enfrenta o Piauí no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, em partida válida pela quinta rodada.

Paixão do torcedor picoense, a Sep não participa de uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) há nove anos, e há cinco está fora do ranking de clubes da entidade. 

Atual presidente da Sep, Rodrigo Lima, o P-2/Foto: José Maria Barros.
 

A Sociedade Esportiva de Picos é presidida por Rodrigo Lima, conhecido por P2, que, no início desse ano chegou a entregar o cargo, mas, fora convencido pelo prefeito da cidade, Padre José Walmir de Lima (PT), a permanecer à frente do clube.
 
História

A Sociedade Esportiva de Picos, conhecida como Sep, foi fundada em 08 de fevereiro de 1976. A iniciativa veio de um grupo de amigos que resolveu criar um time para representar a cidade no futebol profissional no estado do Piauí. 

Formação inicial da Sep, com o treinador Antônio Carlos, primeiro a esquerda/Foto: Arquivo do clube.
 

No grupo estavam o médico e depois deputado estadual, Warton Santos; Francisco Messias de Oliveira, Waldemar Moura Santos, conhecido como Dr. Waldinho; Dimas Leles, José Cércio de Macedo, Expedito de Sousa Lima, José Cursino, Raimundo Nogueira e Rená Costa. O primeiro presidente da Sociedade Esportiva de Picos foi o comerciante Francisco Messias Oliveira, que depois viria a ser eleito vereador.

A Sep é tetra campeã piauiense da primeira divisão. Os títulos vieram em 1991, 1994, 1997 e 1998. Foi também vice-campeão estadual nos anos de 2008 e 2009 e vice-campeão da Copa Piauí duas vezes, em 2008 e 2009. Campeão da Segunda Divisão em 2007 e 2019 e vice em 2015. As principais participações do clube no futebol brasileiro foram em 1992 na Copa do Brasil, diante do Fluminense-RJ, e em 1998 contra o Vasco da Gama-RJ, em pleno Estádio Helvídio Nunes, quando empatou em 1 a 1. 

Sep de 1976. Em pé, da esquerda para direita: Edvaldo, João Henrique, Zé Carlos, Celito, Edmilson e Vilmar Doido. Agachados: Torinho, Emiliano, Fogoió de Zequinha, Ney e Alves/Foto: Arquivo do clube.
 

O primeiro treinador da equipe foi Antônio Carlos e, ao longo de 44 anos de história, vários atletas se destacaram no clube, sendo considerado o maior ídolo da Sep o atacante Leonardo Pereira da Silva, falecido em 1º de março de 2016, aos 41 anos de idade. 

Leonardo, maior ídolo da Sep, falecido em 2016/Foto: José Maria Barros.
 

Além dele, outros atletas prata de casa fizeram história no clube, dentre os quais Fogoió de Zequinha, Torino, Joselito, Pedrinho, Bertino, Nica, Valdinar, Miolinho, Sérgio Luís, Natinho, João Henrique, Chagão, Tino e o goleiro Encarnado.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também