Rádio Difusora de Picos comemora 43 anos de fundação
Primeira emissora oficial do município, a Difusora de Picos tem como seu slogan “Uma escola de rádio
Sede da Rádio Difusora de Picos / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Nesta sexta-feira, 29 de julho, a Rádio Difusora de Picos completa 43 anos de fundação. E conforme diz o seu slogan, continua sendo “uma escola de rádio” formando profissionais da comunicação que levam entretenimento e informação a milhares de ouvintes.

Inauguração
Eram exatamente 8 horas e 43 minutos da manhã de 29 de julho de 1979, um domingo, quando a Rádio Difusora de Picos entrou no ar. O sonho acalentado pelo senador Helvídio Nunes de Barros e por um grupo de acionistas e apoiadores do projeto estava finalmente concretizado depois de onze anos de persistência.
No dia da inauguração centenas de pessoas de todas as classes sociais e oriundas dos mais diferentes bairros e localidades do município de Picos, se aglomeraram na porta da emissora minutos após a rádio começar a operar oficialmente.

Realizada na sede da própria emissora, localizada na rua Joaquim Baldoíno, 40, centro, a solenidade de inauguração contou com a presença dos diretores, funcionários da Rádio Difusora e autoridades. Dentre as quais o então prefeito de Picos, Severo Maria Eulálio, vereadores e convidados.
Presentes também um representante do Ministério das Comunicações vindo de Teresina, comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) e membros do Projeto Rondon, que estavam auxiliando na programação da rádio, especialmente na área de jornalismo.

Do projeto inicial da Rádio Difusora de Picos participaram como cotistas o senador Helvídio Nunes de Barros, sua cunhada, a professora Aloisia Helena de Lima Barros; o comerciante Francisco Santos Sobrinho, o radiotécnico Geraldo Pereira do Nascimento, o empresário Isaac Batista de Carvalho, agropecuarista Heitor de Albuquerque Cavalcante, o militar Aurino Nunes Filho, o advogado Antonio de Barros Araújo, o geólogo Aurimar de Barros Nunes, o comerciante João de Deus Neto, a professora Luiza Moura Barros, conhecida popularmente como Zizi; o engenheiro civil Everardo Barros de Deus Nunes, o agropecuarista Francisco Almeida Guimarães, o comerciante Manoel de Sousa Néri e os médicos Osvaldo Alves Costa e José Carlos de Sousa Brito.
No ar
Já oficialmente no ar, a Rádio Difusora de Picos fez a transmissão ao vivo da missa das 9h da manhã, celebrada na Igreja Matriz, hoje Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Presidiu a cerimônia religiosa o então bispo diocesano de Picos, dom Augusto Alves da Rocha.
.jpg)
Após a missa, dom Augusto Rocha dirigiu-se até a sede da emissora e lá fez a benção das instalações. Em seguida, para coroar de êxito aquele momento, a direção da rádio promoveu um coquetel de confraternização para os convidados.
Ao meio dia uma multidão já impossibilitava o trânsito de veículos no cruzamento das ruas Joaquim Baldoíno e Santo Inácio. O povo de Picos estava encantado com a chegada da primeira rádio oficial da cidade.

Após a missa das 9h da manhã, a programação seguiu com músicas variadas e, às 16 horas, a equipe comandada por Enéas Leal fez a transmissão esportiva diretamente do Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros. A partida era entre Sociedade Esportiva de Picos (SEP) e Sociedade Esportiva Tiradentes, de Teresina, válida pelo Campeonato Estadual de Futebol Piauiense da Primeira Divisão.
A narração do jogo ficou a cargo de Libório Santos, aluno do Projeto Rondon e que em Goiânia, sua terra natal, já era profissional do rádio. Nos comentários Enéas Leal e como repórter de pista Odorico Carvalho, atual diretor da TV Picos.

Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!