• Sábado, 18 de Maio de 2024

Quadra de Esportes e Cultura do bairro Morada Nova em Picos está abandonada

Executada com recursos federais obra está concluída há mais de um ano, porém, até hoje não entrou em funcionamento

Concluída há mais de um ano obra nunca foi entregue à comunidade / Foto: José Maria Barros

Concluída há mais de um ano a Praça de Esportes e Cultura do bairro Morada Nova, em Picos, nunca funcionou. O local está tomado pelo mato e, sem a devida manutenção começa a se deteriorar. Enquanto isso, as crianças, adolescentes e jovens que seriam os principais beneficiados com o projeto, continuam sem essa opção alternativa de lazer.

Orçada em 2 milhões e 200 mil reais, a obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), tendo como agentes participantes o Governo Federal, Ministério da Cultura e Caixa Econômica Federal. Pronta, a Praça de Esportes e Cultura conta com um espaço de três mil metros de área concluída.
 
O serviço de execução da obra teve início no dia 30 de novembro de 2012, ainda na gestão do então prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e deveria ser concluído num prazo de seis meses, ou seja, em 30 de maio de 2013. 

A obra foi paralisada no final de 2013 e somente retomada em janeiro de 2017, ano em que finalmente foi concluída e deveria ter sido inaugurada. Passados mais de um ano, o prédio se encontra abandonado e sem qualquer utilidade. 

Padre Walmir
 
Após a obra ser retomada, o prefeito de Picos,  Padre José Walmir de Lima (PT) fez pelo menos duas vistorias ao local. Ele disse em uma dessas oportunidades que procurou todos os meios para que a Praça de Esportes e Cultura do Morada Nova fosse reiniciada e, por isso, estava muito feliz em vê o seu empenho recompensado.
 
“Trata-se de um complexo esportivo da comunidade, que será de grande importância para a juventude, família e toda a população do bairro Morada Nova” – comemorou o Padre Walmir (PT) na época.

Contrastando com a empolgação do prefeito Padre Walmir, a comunidade do bairro Morada Nova está insatisfeita, pois até hoje a Praça de Esportes e Cultura não está funcionando. Moradores reclamam que o prédio já está coberto pelo mato e as crianças, adolescentes e jovens impedidas de usar o local. 

Antes as crianças, jovens e adolescentes ainda jogavam futebol de salão durante a noite, no entanto, como as luzes da quadra poliesportiva estão apagadas, nem isso a garotada consegue mais. Ao redor do imóvel o mato cresce e avança rumo às dependências internas do prédio.

Estrutura

Pelo projeto original, a Praça de Esportes e Cultura conta com dois edifícios multiuso, dispostos numa área construída de três mil metros quadrados, situada no conjunto habitacional Luiza Gomes de Medeiros, mais conhecido como Morada Nova.

O prédio conta com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista para caminhada.

A comunidade do bairro Morada Nova, que tanto lutou pela conclusão da obra, hoje não se conforma com a situação em que a Praça de Esportes e Cultura se encontra, ou seja, concluída, mas sem funcionar.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também