• Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025

Professores realizam manifestação na Seduc e garantem que luta continua

Categoria cobra que governo estadual cumpra a lei e pague piso salarial de forma linear e na carreira

Professores promovem manifestação na Seduc / Foto: divulgação

Na manhã desta terça-feira (12) o Sinte-PI promoveu uma manifestação no pátio da Secretaria Estadual de Educação em defesa da valorização profissional exigindo que o governo estadual cumpra a Lei e pague o Piso Salarial da categoria de forma linear e na carreira.

Professores promovem manifestação na Seduc/Foto: Divulgação.
 

A Manifestação foi definida na última Assembleia Geral da categoria em oposição ao arrocho salarial e a desvalorização profissional impostos pelo governo Rafael Fonteles, rebaixando a carreira dos educadores e massacrando os servidores aposentados.

Sinte-PI gaqrante que luta continua/Foto: Divulgação.
 

Também foi reforçado que o Sinte-PI apoia e defende o modelo de escola em tempo integral, e, assim norteado, questiona e se opõe ao projeto do governo estadual de fomento das escolas em tempo integral sem infraestrutura e desvalorizando os trabalhadores em educação.

Professores promovem manifestação na Seduc/Foto: Divulgação.
 

A presidente do Sinte-PI, Paulina Almeida, caracterizou o evento como “um protesto veemente dos trabalhadores e trabalhadoras da rede em relação ao descaso do governo no que diz respeito as demandas da categoria, como o pagamento do Piso linear e o fim do desconto previdenciário de 14% que precariza as condições de vida dos aposentados e aposentadas”.

Professores promovem manifestação na Seduc/Foto: Divulgação.
 

Paulina Almeida também acentuou a necessidade de o governo Rafael Fonteles respeitar a classe trabalhadora dialogando de forma institucional de fato, afirmando que o secretário de Educação e o Superintendente Executivo da Seduc têm declarado na mídia que há um diálogo permanente entre o governo e o sindicato. 

“Que provem, mostrando o agendamento destas reuniões. O governo tem que sentar de verdade com o sindicato e resolver as demandas da categoria” – conclamou a sindicalista.

Professores promovem manifestação na Seduc/Foto: Divulgação.
 

Os manifestantes criticaram a enganosa política de bonificação, o “mágico” fomento de escolas em tempo integral e a desconstrução da educação pública estadual, políticas que, segundo eles, estão no extremo oposto ao que o inte-PII defende: Educação Pública de qualidade e socialmente referenciada.

Professores promovem manifestação na Seduc/Foto: Divulgação.
 

Fonte: Sinte-PI
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também

Estudantes denunciam problemas estruturais em prédio da Uespi

Entre as principais situações relatadas pelos universitários estão as salas pequenas, que não comportam todos os alunos, tomadas que não funcionam, falta de acessibilidade no prédio, banheiros sem manutenção e aparelhos de ar-condicionado antigos