• Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Professores da Uespi em greve protestam durante abertura do ano legislativo

Os manifestantes também denunciaram corte salarial dos dias parados devido ao movimento grevista

Professores da Uespi protestam em frente a Alepi / Foto: Viagora

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizaram uma manifestação de protesto durante a abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira, 5 de fevereiro.

Eles tentam acordo de reajuste salarial e melhores condições de trabalho com o governador Rafael Fonteles (PT), que por enquanto não deu sinais de negociação.

Professores da Uespi protestam na Alepi/Foto: Renato Andrade.
 

Os manifestantes também denunciam corte salarial dos dias parados devido ao movimento grevista, que iniciou no dia 2 de janeiro de 2024.

A professora Lucineide Barros, coordenadora-geral do Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp), comenta que os professores também levaram uma mensagem para compartilhar na abertura do ano legislativo.

Professores da Uespi protestam na Alepi/Foto: Viagora.
 

“Nós também estamos trazendo a nossa mensagem. A mensagem da Uespi, da greve, que clama por uma negociação, por condições de avançar e colocar fim à greve. Este é o nosso objetivo. Tivemos duas tentativas na semana passada. Infelizmente, o governo chega mais uma vez sem nenhuma proposta de reajuste. Diz que será decidido na Mesa de Negociação, e não convoca a mesa para se reunir. Os salários estão cortados”, disse a professora.

Professores da Uespi protestam na Alepi/Foto: Renato Andrade.
 

O sindicato também tem como pauta de negociação o projeto de Lei Complementar N°09/2023, enviado pelo governador Rafael Fonteles à Assembleia Legislativa, no final de 2023, de “alteração do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos docentes”.

“O projeto de lei também sobrecarrega a jornada de trabalho de professores e professoras ao invés de promover novos concursos para suprir a demanda universitária”, diz o Adcesp.

Professores da Uespi protestam na Alepi/Foto: Viagora.
 

Incêndio na Uespi

Um incêndio no setor de Patrimônio da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – Campus Torquato Neto – aconteceu nesta manhã de segunda-feira (05). O campus está localizado no bairro Pirajá, zona Norte de Teresina.  O local atingido pelas chamas guardava o mobiliário e os computadores novos que seriam encaminhados aos departamentos. O espaço era uma espécie de almoxarifado.

“Hoje amanhecemos com a notícia de mais um incêndio na Universidade Estadual do Piauí, inclusive destruindo itens fundamentais para uma universidade que passa por tantos problemas. É necessária que esta mensagem seja aditivada. Pelo que a gente compreende, ela não se dirige ao povo do Piauí que precisa da Uespi, não se dirige aos professores e professoras da Uespi, não se dirige aos estudantes da Uespi”, lamentou Barros.

Incêndio na Uespi/Foto: Reprodução.
 

Fonte: Portal ClubeNews
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também