• Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025

Município de Picos completa 131 anos de emancipação política

Emancipado politicamente em 1890, o município de Picos celebra neste domingo, seu 131º aniversário

Vista parcial de Picos / Foto: José Maria Barros

POR REDAÇÃO INFORMA PICOS

Em meio à pandemia que ainda causa muitas preocupações e receios, o município de Picos completa neste domingo, 12 de dezembro, os seus 131 anos de emancipação política, administrativa e financeira.

Para comemorar a data, a administração organizou uma pequena programação, que consta de atividades culturais na Praça Josino Ferreira, com apresentações de artistas da terra.

Palácio Coelho Rodrigues, sede da Prefeitura de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Picos, denominada de Cidade Modelo, é um dos mais importantes municípios piauienses, sendo uma referência na região centro-sul do estado e o principal entroncamento rodoviário do Nordeste, ligando o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Sua forte influência econômica afeta não só as cidades circunvizinhas como também outros estados. Essa força surgiu com a pecuária e logo se estabeleceu com o comércio. 

Picos possui uma das maiores feiras livres da região Nordeste e realiza diversos eventos ligados ao agronegócio onde, além da pecuária, o mel é um destaque. Na cidade vizinha de Bocaina, há uma barragem homônima, que é bastante utilizada pela população também como balneário. 

Feira livre de roupas e calçados/Fot: José Maria Barros.
 

Na parte cultural, destaca-se a catedral de Nossa Senhora dos Remédios, templo em estilo neogótico, e o museu Ozildo Albano, que possui um acervo sobre a história do município.

Centro de Picos

No Centro de Picos, está a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios com seus 90 vitrais, altares em mármore de Carrara e 40 metros de altura, pode ser vista de vários pontos da cidade. Ao redor encontra-se a feira popular, uma das maiores do Nordeste que se estende pelas ruas centrais com suas bancas de temperos, verduras, artesanato entre outras coisas. 

Museu Ozildo Albano/Foto: José Maria Barros.
 

Na Praça Josino Ferreira está o Museu Ozildo Albano, com relíquias da história piauiense e um artigo milenar: uma lâmpada de azeite do século I da era Cristã, vinda da catacumba de São Calisto. Uma visão privilegiada dessa região pode-se ter a partir do mirante do Morro da Mariana, no bairro Aerolândia.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também