Multidão de católicos lota Catedral de Picos na missa da quarta-feira de cinzas
Presidida pelo padre Pio Feitosa, missa desta quarta reuniu o maior número de fiéis dos últimos anos
Multidão lota Catedral de Picos / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Centenas de católicos lotaram a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, para participar da missa de quarta-feira de cinzas. A data marcar o início da Quaresma para os cristãos.
Presidida pelo pároco da Catedral, padre Pio Feitosa, a missa da quarta-feira de cinzas deste ano reuniu o maior número de fiéis dos últimos tempos em Picos.
Crianças, jovens, adultos, idosos e muitos bebês lotaram as dependências da Igreja Catedral. Na homilia, o padre Pio Feitosa falou sobre o significado das cinzas e também sobre o período da Quaresma, que faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto.
Para os fiéis católicos, a quarta-feira de cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os devotos são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Muitos católicos levam um pouco das cinzas para fazer a imposição na testa das pessoas que por algum motivo não puderam comparecer a missa, principalmente pessoas doentes.
Quaresma
A Igreja Católica instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa, observado entre a quarta-feira de cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.
A contagem do período da Quaresma faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto.
A Igreja Católica instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa, observado entre a quarta-feira de cinzas e a quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.
Em 2025, a Quaresma vai até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa. Após a Quinta-feira Santa, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa.
Para a Quaresma de 2025, o papa Francisco propôs o lema Peregrinos da Esperança, para que os fiéis façam uma reflexão sobre a fé, arrependimento, renovação espiritual, além de preparação para a Páscoa. A Igreja orienta a prática de penitências como jejuns, obras de caridade e oração.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!