Morre aos 66 anos lenda do boxe brasileiro Maguila
O principal peso-pesado brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica diagnosticada em 2013
Pugilista Maguila morre aos 66 anos / Foto: divulgação
José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (23), em São Paulo, aos 66 anos. O principal peso-pesado brasileiro sofria de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.
A notícia do falecimento de Maguila foi confirmada pela sua esposa, Irani Pinheiro, em entrevista ao canal de TV Record. Segundo a esposa, Maguila estava há 28 dias internado, após um nódulo no pulmão ser descoberto.
“Ele estava, ficou 28 dias internado, e a gente procurou não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica… Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia”, relatou Irani.

Perfil
Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju (SE). Dos 17 anos em que lutou, acumulou um cartel de 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico.
O boxeador era conhecido como o dono de uma das direitas mais pesadas do esporte no país. Entre as lutas mais especiais da carreira, estão os confrontos com nomes como Evander Holyfield e George Foreman.
O interesse pelo boxe começou ainda em Aracaju, ao assistir às lutas de Éder Jofre e, em especial, de Muhammad Ali. Anos depois, se tornou campeão peso-pesado, mesma categoria de Ali.
Aos 14 anos, o jovem Adilson foi para São Paulo para ser ajudante de pedreiro. A vida na capital paulista trouxe muitas dificuldades, inclusive a fome. Em 1979, Maguila começou a treinar e sua primeira luta veio dois anos depois, em 1981, que aconteceu na “Forja de Campeões”.
Começou a treinar em 1979, e a primeira luta veio dois anos depois, em 1981. Foi na “Forja de Campeões”, maior evento de boxe do Brasil, que acontece desde 1941, sob o comando do técnico Ralph Zumbano, tio de um de seus ídolos, Éder Jofre.
O primeiro título brasileiro veio em 1983, ao vencer Waldemar Paulino, no icônico ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila se manteve no topo da categoria no Brasil e dono do título até 1995.

Foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1984, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa ainda no primeiro round, também no Ibirapuera. Ele manteve o título por 10 anos. Maguila pendurou as luvas em 2000 e foi nocauteado por Daniel Frank em seu adeus aos ringues, no dia 29 de fevereiro daquele ano.
Inicialmente, em 2010, o boxeador recebeu o primeiro diagnóstico Mal de Alzheimer, doença progressiva que destrói funções cerebrais. Mas somente, em 2013, foi diagnosticado com a encefalopatia traumática crônica. Trata-se de uma doença neurodegenerativa e irreversível, causada por golpes na cabeça.
Nos últimos anos de vida, passou a morar no Centro Terapêutico Anjos de Deus, clínica em Itu, no interior paulista. Vivia uma rotina regrada que incluía fisioterapia e muita conversa, além de vídeos e lembranças de lutas antigas.
Fonte: Globo Esporte/Rede Globo
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!