• Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024

Ministro do TSE devolve mandato a prefeito cassado por compra de votos

Valmir Barbosa de Araújo (Republicanos) retornou ao comando do município de Dom Expedito Lopes

Valmir Barbosa de Araújo retorna ao mandato / Foto: José Maria Barros

Em decisão monocrática, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, determinou a suspensão de novas eleições no município de Dom Expedito Lopes, marcadas para este domingo, 3 de março.
 
Além disso, o ministro determinou a suspensão do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que cassou o mandato do prefeito Valmir Barbosa de Araújo (Republicanos), acusado de captação ilícita de sufrágoo, a popular compra de votos, o restituindo ao cargo. Também foi beneficiada pela decisão a vice-prefeita Evanil Conrado de Moura Lopes.
 
Valmir Barbosa de Araújo foi condenado pelo TRE-PI pela prática de captação ilícita de sufrágio, perdendo assim o diploma/mandato que lhe fora concedido pelo êxito nas eleições de 2020, sendo arbitrada multa em valor equivalente a 10 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufir). Também foi cassado o diploma/mandato da vice-prefeita Evanil Conrado de Moura Lopes por sua eleição no pleito de 2020 na chapa beneficiada pelo mesmo suposto ilícito. 

O prefeito Valmir Barbosa e a vice-prefeita Evanil Conrado foram afastados dos mandatos em 14 dezembro de 2023 após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). 

Chapas que estavam na disputa/Foto: Divulgação.
 

As eleições suplementares em Dom Expedito Lopes estavam marcadas para este domingo, 3 de março. Três chapas pretendiam participar da disputa  eleitoral para o mandato tampão de nove meses.

As chapas tinham Jonas Carvalho como candidato a prefeito e Everaldo Gonçalves como vice, pelo Republicanos; Joaquim Barbosa, como prefeito, e vereador Lopes, como vice, do PT e Agenor Lima como candidato a prefeito e Kildary Gonçalves a vice, pelo MDB.

Fonte: 180 Graus
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também