• Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

Lançada oficialmente a pré-candidatura de Lula a presidente

Evento realizado em São Paulo marcou lançamento da chapa de Lula como presidente e Alckmin vice

Lançamento da pré-candidatura de Lula a presidente / Foto: divulgação

O lançamento oficial da pré-candidatura do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para a disputa presidencial de outubro desde ano aconteceu neste sábado (7). A chapa conta com o apoio dos partidos PV, PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV, Rede. 

O evento contou com a participação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, do líder do MTST Guilherme Boulos (PSOL), do ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB), do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), do deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL). Intelectuais, acadêmicos e lideranças também participaram do evento.

Lula fez um discurso em que criticou o governo de Bolsonaro e defendeu a volta ao governo para fortalecer as instituições públicas e a da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. "Tudo o que fizemos e o povo brasileiro conquistou está sendo destruído pelo atual governo (...) Não vamos desistir, nem eu e nem o nosso povo. A causa pela qual lutamos é o que nos mantém vivos", declarou Lula.

O ex-governador e pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin participou de forma remota. Ele testou positivo para Covid-19 na sexta (6). Em seu discurso, Alckmin prometeu lealdade e defendeu a volte de Luís Inácio Lula da Silva à presidência do Brasil. "Muito obrigado. Serei um parceiro leal, seriamente compromissado com seu propósito de fazer o Brasil um país mais justo e economicamente mais forte", declarou.

Geraldo Alckimin participou do evento de forma remota/Foto: Divulgação.
 

Campanha de Lula

Além do apoio de partidos, Lula se reuniu e já conclamou diferentes movimentos sociais a se engajarem pelo retomada do crescimento e da justiça social. 

Ele se reuniu, em 2022, com as maiores centrais sindicais do país, em evento realizado em São Paulo; comprometeu-se com a luta dos povos indígenas, em Brasília; e conversou com os petroleiros sobre como resgatar a Petrobras e dar à estatal o papel de indutora do crescimento e da soberania nacional, no Rio de Janeiro.

Conheceu ainda as propostas de moradia elaboradas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), também em São Paulo; viu que é possível fazer uma verdadeira revolução na qualidade dos alimentos consumidos pelos brasileiros ao visitar um assentamento do MST no Paraná; e ouviu as demandas dos movimentos de mulheres, da comunidade científica e universitária, dos jovens do bairro de Heliópolis e das mulheres de Brasilândia.

Lula e seu vice Geraldo Alckimin/Foto: Divulgação.
 

Lula também tem feito encontros com importantes lideranças nacionais, processo que culminou com a costura de uma chapa com Geraldo Alckmin (PSB); a filiação ao PT do ex-governador do Paraná Roberto Requião; a apresentação da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia; e o lançamento da campanha Meu Primeiro Voto durante o Congresso da Juventude do PT, este ainda no fim de 2021.

A chapa está denominada "Vamos Juntos pelo Brasil". O ato ocorreu no Expo Center Norte, em São Paulo.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também