• Terça-Feira, 21 de Maio de 2024

Inaugurada nova sede do Fórum da Comarca de Picos

A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro, e reuniu diversas autoridades

Fachada do prédio / Foto: José Maria Barros

Oito meses após a conclusão do prédio foi realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro, a inauguração do novo Fórum e da sede do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Picos. O prédio fica localizado no bairro DNER, próximo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Justiça do Trabalho e ao Cartório Eleitoral.

A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias (PT); presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins; juiz Adelmar Martins; deputado estadual Severo Eulálio e os secretários de Estado Osmar Junior, de Governo, e Rafael Fonteles, da Fazenda, dentre outros convidados.

Descerramento da placa inaugural/Foto:Ascom.
 

Na oportunidade, o governador Wellington Dias parabenizou o trabalho do desembargador Sebastião Martins e do desembargador Erivan Lopes. “Comemoro ainda porque teremos melhores serviços, conforto aos servidores, um ambiente mais adequado para a população. É um avanço importante para o Piauí”, afirmou.

Com área total de 3.881,60 m² e uma estrutura de área construída de 3.534,79 m², a obra contou com investimento de pouco mais de R$ 9,7 milhões, oriundos do Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi).

Prédio oferece todas as condições para funcionamento da justiça/Foto: José Maria Barros.
 

“Estamos inaugurando o maior fórum do interior do Piauí, é o maior investimento realizado que o Poder Judiciário fez aqui nos últimos 100 anos. Picos é um grande entroncamento rodoviário, um polo de saúde, educação e merecia um local assim, a altura dos picoenses. Inauguramos com muita alegria este novo fórum”, disse o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Solenidade de inauguração/Foto:Ascom.
 

O novo fórum tem dois pavimentos, onde foram instalados cinco gabinetes, salas para audiência e assessoria; um auditório com capacidade para 200 pessoas, onde ocorrerão as audiências do Júri; dois módulos para juízes auxiliares, com gabinete, audiência e assessoria.

Já o Juizado Cível e Criminal conta com sala de audiência, gabinete, salas para juízes leigos e conciliadores.

Convidados acompanham solenidade/Foto:Ascom.
 

O prédio também conta com salas para a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB) e oficiais de Justiça. A obra atende à política de acessibilidade do Poder Judiciário, com rampas, elevadores e banheiros adaptados.

O juiz Virgílio Madeira Martins, diretor do fórum, em seu discurso, destacou a importância de um local adequado para todos. 

Convidados presentes a solenidade/Ascom.
 

“São instalações excelentes tanto para quem trabalha no local como para quem procura a Justiça. Tudo isso faz parte de um plano de modernização do judiciário piauiense para atender o jurisdicionado, do mais humilde ao mais abastado, cumprindo com a nossa missão social”, justificou o magistrado.

O fórum recebeu o nome do ex-governador Helvídio Nunes Barros, falecido no dia 2 de novembro de 2000. O Juizado Especial foi homenageado com o nome do ex-juiz Virgílio Madeira Martins. Familiares e parentes estiveram presentes à inauguração.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também