• Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024

Igreja Católica de Picos celebra Quarta-Feira de Cinzas

A data dá início à Quaresma, que compreende o período entre a quarta de cinzas e a quinta-feira santa

Dom Plínio presidiu a celebração / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Seguindo uma tradição de muitos anos, a Igreja Católica de Picos celebrou hoje, a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma e acontece também o lançamento da Campanha da Fraternidade.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS!

Abertura da Quaresma/Foto: José Maria Barros.
 

Na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios foram três celebrações durante o dia. Uma às 9 horas da manhã, outra às 5 da tarde e a última às 19 horas. Em todos os momentos foram respeitadas as orientações das autoridades sanitárias por conta da covid-19.

A missa das 9 horas da manhã foi celebrada pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Expedito Antônio de Oliveira, e reuniu um número expressivo de fiéis.

Procissão de entrada/Foto: José Maria Barros.
 

No entanto, a celebração que reuniu mais católicos foi às 19 horas, também presidida por dom Plínio, quando muitas pessoas acompanharam a celebração do lado de fora, no Adro da Igreja.
    
Esse ano, por conta da pandemia, a celebração foi diferente, pois, ao invés da testa dos fiéis - o que requer contato entre as pessoas -, as cinzas foram colocadas sobre a cabeça de cada um dos presentes, em silêncio.

Fiéis participam da celebração/Foto: José Maria Barros.
 

Campanha da Fraternidade
    
Durante a celebração pela manhã aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, cujo tema é: Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Realizada a cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade Ecumênica reúne a Igreja Católica e outras igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Lançamento da Campanha da Fraternidade/Foto: José Maria Barros.
 

Dom Plínio disse que hoje foi à abertura, mas a Quaresma são 40 dias, uma preparação intensiva para a Festa da Páscoa, que segundo o religioso deve envolver o interior, o coração das pessoas. Portanto, é um tempo de conversão, de arrependimento e de mudança de vida.
    
“Isso deve começar de dentro do coração e se voltar para Deus, mas, não se esquecendo de que somos irmãos, filhos do mesmo Deus e pai e, devemos pensar uns nos outros. A Campanha da Fraternidade vem de encontro com a motivação muito forte, que é viver a fraternidade através do diálogo, que é tão necessário – destaca Dom Plínio.

Imposição das cinzas/Foto: José Maria Barros.
 
Missa foi presidida por dom Plínio/Foto: José Maria Barros.
 
Católicos participam da Missa de Cinzas em Picos/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também