• Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024

Governo do estado adia data de reabertura da Policlínica de Picos

Fechado pelo governador Wellington Dias no final do ano passado Centro de Assistência Médica de Picos não tem data para reabrir

Fechada ano passada Policlínica de Picos não tem data para reabrir / José Maria Barros

Fechado no final do ano passado pelo governador Wellington Dias (PT), o Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), mais conhecido como Policlínica, não tem data para reabrir. A informação foi confirmada pela reportagem do Informa Picos.

Após protestos da comunidade picoense, o governo do Piauí anunciou que a Policlínica seria reaberta no próximo dia 22 de março, passando a funcionar no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado no bairro Catavento.

Na mesma data, segundo o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, seria inaugurada a UPA, cujo prédio está concluído há quase dois anos e nunca foi entregue oficialmente ao município. Caso a promessa do governo tivesse disso cumprida, a partir do dia 22 o atendimento ambulatorial e de exames em Picos, por meio da Policlínica, passaria a funcionar nesse novo endereço.

Inauguração adiada

No entanto, segundo o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), a inauguração da UPA e reabertura da Policlínica não acontecerão mais no próximo dia 22 de março, mas em uma data futura que o gestor não soube precisar quando.

“Uma equipe de engenheiros, juntamente com a secretária Maria Santana [Meio Ambiente] esteve lá no prédio vistoriando e percebeu que durante o inverno quando faziam a instalação das centrais de ar condicionado, danificaram a cobertura e é necessário alguns reparos” – explicou o Padre Walmir.

Segundo o Padre Walmir, é preciso também que se faça uma entrega oficial como a UPA foi pensada, inclusive, o Ministério Público está esperando também essa entrega da UPA como ela fora idealizada inicialmente.

“Depois de ter feito essa entrega oficial, mas antes são necessários os reparos no prédio danificado, o município recebe, faz as adequações e marca a data que vamos inaugurar”, anunciou o prefeito de Picos, Padre Walmir.

Sem previsão

O gestor enfatizou ainda que, conversando com o Ministério Público, com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto e a equipe de engenharia que vistoriou o prédio, chegou-se a conclusão que vai ser preciso um tempo a mais para os reparos.

“A equipe vai começar a trabalhar e espera-se que o mais rápido possível se possa, de fato, fazer a inauguração. Hoje depende só dessa parte, porque ela [UPA] ficou fechada e, você sabe, um prédio fechado ele se danifica, se deteriora e é preciso agora uma boa reforma” – argumenta Padre Walmir.

Quem vai bancar

Os custos com a reforma serão divididos entre a empresa responsável pela obra, o município e o estado. Segundo o Padre Walmir, a própria empresa reconhece a necessidade da troca de diversas portas e ela vai bancar. Uma parte será custeada pelo estado e outra pelo município, ou seja, vai ter uma contrapartida das três partes envolvidas.

O Padre Walmir informou ainda que a equipe composta pelos secretários Waldemar Santos Júnior (Dr. Júnior), da Saúde e Maria Santana, do Meio Ambiente vai se encontrar na próxima quinta-feira, 14, em Teresina, com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto. Na oportunidade eles vão repassar a situação do prédio e o que precisa ser feito.

Questionado pelo Informa Picos sobre a data da reabertura da Policlínica, o Padre Walmir diz que isso vai depender dessa reunião com o secretário Florentino Neto na próxima quinta-feira, 14 de março.
 
 “Eu diria no máximo uns 30 ou 60 dias! A empresa disse que pelo que foi danificado vai precisar até abril. Depois do dia 20 de abril ela entrega o prédio e, de acordo com o relatório do Ministério Público, o município faz as adaptações e isso necessita de mais algum tempo para abrir” – justifica o Padre Walmir.

Policlínica


 
Inaugurado no dia 1º de abril de 2014, o Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), mais conhecido como Policlínica, disponibilizava atendimentos ambulatórias, pequenas cirurgias e consultas especializadas nas áreas de ortopedia, cardiologia, neurologia, ginecologia, mastologia, otorrionolaringologia, reumatologia e psiquiatria.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também