• Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Fiéis lotam Catedral de Picos para celebrar a missa de quarta-feira de cinzas

Durante a celebração da missa da manhã aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade/2020

Católicos lotam Catedral de Picos na missa de quarta-feira de cinzas / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Centenas de fiéis católicos lotaram pela manhã as dependências da Igreja Catedral de Picos para participar da missa de quarta-feira de cinzas, que foi presidida pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva. À noite, um público ainda maior compareceu ao templo para celebrar o tempo de preparação para a Páscoa, que este ano será comemorada no dia 12 de abril.

CONFIRA ÁLGUM DE FOTOS!

Dom Plínio faz a benção das cinzas/Foto: José Maria Barros.
 

O momento mais esperado na celebração foi à imposição das cinzas, símbolo da fragilidade humana. O ato também convida os fiéis a crerem no evangelho. Durante a celebração, foi lançada a Campanha da Fraternidade/2020, cujo tema é: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso/"Viu, sentiu compaixão e cuidou dele".
    
Segundo o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, a quarta-feira de cinzas dá início ao tempo da quaresma, que é um período de penitência e reconciliação em preparação para a Páscoa do Senhor que vai acontecer daqui a 40 dias.

Momento da imposição das cinzas/Foto: José Maria Barros.
 

“E um tempo que exige do cristão muita humildade, paciência e um bom testemunho de vida cristã para os outros. Então, nós esperamos que os católicos tenham realmente no coração essa determinação de abandonar qualquer tipo de caminho que leve ao mal e se voltar determinantemente para Deus para que possam gozar das alegrias que ele nos conduz a viver” - ressalta dom Plínio.

Padre David faz a imposição das cinzas/Foto: José Maria Barros.
 

Cinzas
    
De acordo com dom Plínio as cinzas são um sinal de penitência, mas ao mesmo tempo de humildade. “Você vai entrar num espírito quaresmal, que é de penitência, acreditando na misericórdia de Deus. Não dá para vir com arrogância! As cinzas é um pó, que não tem valor nenhum. Assim também somos nós, se não tivermos a graça e o olhar de Deus não valemos muita coisa” – exemplifica o bispo de Picos.

Dom Plínio explica o signifcado das cinzas/Foto: José Maria Barros.


     
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também