Fiéis católicos participam da celebração de Corpus Christi em Picos
Após a missa na Catedral devotos seguiram em procissão pelas ruas até a igreja do bairro Paroquial
Saída da procissão de Corpus Christi / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Mantendo a tradição viva, fiéis católicos de todas as idades participaram da celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira, 30 de maio, realizada pela Diocese de Picos.
Na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, a missa solene foi realizada as 17 horas, presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Pio Feitosa e David de Sousa Barros.
Logo após a celebração, teve início a tradicional procissão realizada pelas ruas de Picos e este ano concluída na igreja do bairro Paroquial, com duas paradas para reflexão.
Este ano o roteiro da procissão foi mudado, saindo da Catedral, seguindo pelas ruas Raimundo Duarte, São Francisco, Marcos Parente, Olavo Bilac, Romana e João XXXIII, até a igreja do bairro Paroquial. O percurso foi enfeitado pelos tapetes coloridos e em muitas casas as famílias aguardavam na calçada.
Durante a homilia, dom Plínio José falou sobre a importância de se comemorar a data, que celebra o corpo e sangue de Jesus Cristo.
Corpus Christi
A Igreja Católica celebra Corpus Christi cerca de 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira. A celebração tem suas raízes no século XIII e a expressão "Corpus Christi" significa "Corpo de Cristo" em latim. Segundo a fé católica, a festividade tem como objetivo principal enaltecer a Eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo.
As festividades do dia de Corpus Christi incluem procissões, missas solenes e a criação de tapetes de sal, que representam os ramos que os fiéis jogavam na passagem de Jesus por Jerusalém. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal, mas também de outros materiais, como serragem.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!