Dom Plínio reúne clero da Diocese de Picos e celebra Missa do Santo Crisma
Celebrada na Igreja Catedral de Picos, Missa do Santo do Crisma reuniu 38 padres e bispo diocesano
Dom Plínio preside a Missa do Santo Crisma / Foto: José Maria Barros
Como parte da programação da Semana Santa, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, reuniu o clero na noite de ontem, 14 de abril, para celebração da Missa Solene do Santo Crisma. Centenas de fiéis oriundos das mais diferentes paróquias compareceram a celebração, que é cheia de significados.
Tradicionalmente a Missa do Santo Crisma é celebrada na quinta-feira santa. No entanto, nos últimos três anos o bispo diocesano de Picos dom Plínio antecipou para segunda-feira para facilitar a participação de todos os padres.
Segundo a tradição católica a Missa do Crisma Consiste em dois pontos fundamentais: a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo e a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.
Durante a celebração, foram abençoados os óleos que serão usados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Encerrado o rito, os padres retornaram às suas comunidades levando uma porção dos óleos para a prática dos sacramentos dos fiéis.
Missa da Unidade
Por constituir um forte momento de comunhão eclesial e expressar a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, a missa dos Santos Óleos também é chamada de Missa da Unidade.
A denominação é pelo fato de que, além de celebrar o dom da unidade com o sacerdócio único de Cristo, Cabeça da Igreja e Pastor do rebanho, celebra-se também o dom da unidade do presbitério com o seu bispo.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!