Disputa pela presidência da Câmara de Picos pode rachar base do prefeito eleito Pablo Santos
Os vereadores Rinaldinho (MDB) e Eriberto Barros (PSD) estão na disputa pelo comando do legislativo
Rinaldinho e Eriberto Barros disputam presidência da Câmara de Picos / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Picos, biênio 2025-2026, pode causar um racha na base de apoio do prefeito eleito Pablo Santos (MDB). Aparentemente alheio ao assunto, o futuro gestor tem fugido de pergunta quando é sobre o tema em questão, sempre sai pela tangente.
Logo após as eleições municipais, ao menos cinco vereadores da base se lançaram candidatos a presidente da Câmara Municipal de Picos. Agora, faltando dez dias para a posse e escolha dos membros da mesa, todos eles recuaram e surgiram dois novos nomes interessados na disputa.
Rinaldinho x Eriberto Barros
Com o apoio da bancada do MDB, a maior da próxima legislatura com cinco representantes, o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho lançou seu nome para concorrer à presidência da Câmara Municipal de Picos.
Rinaldinho deverá ter como adversário o atual presidente, Eriberto Barros (PSD), que pretende disputar à reeleição para o cargo no próximo dia 1º de janeiro.
Acordo com o prefeito eleito
Assessores e pessoas próximas a Eriberto Barros afirmam abertamente nos corredores do Palácio Senador Helvídio Nunes de Barros, que existe um acordo com prefeito eleito Pablo Santos (MDB), para que o atual presidente da Câmara Municipal de Picos seja reconduzido ao cargo.
Segundo essas pessoas, esse acordo teria sido firmado durante a campanha eleitoral, oportunidade em que o vereador Eriberto Barros fora convidado para ser o candidato à vice na chapa encabeçada pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas, que concorria à reeleição.
Temendo que Eriberto Barros aceitasse o convite e reforçasse o palanque do adversário Gil Paraibano (PP), a cúpula da campanha de Pablo Santos teria proposto esse suposto acordo, o que teria realmente acontecido.
Questionado pela reportagem do Informa Picos sobre esse suposto acordo, o prefeito eleito Pablo Santos (MDB) desconversou. Isso aconteceu momentos antes da solenidade de sua diplomação no último dia 11 de dezembro.
Fazendo as contas
Até o momento o vereador Rinaldinho (MDB) conta com seis votos declarados para presidente da Câmara. O dele próprio e dos correligionários Hugo Victor, José Luís de Carvalho, Creusa Nunes e Edilson Alves de Carvalho, todos do MDB, além de Antônio Moura (PCdoB).
Os demais vereadores que comporão à Câmara Municipal de Picos na próxima legislatura, ainda não se manifestaram sobre em quem votarão para presidente, incluindo os quatro da oposição.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!