• Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024

Diocese de Picos lança edital para escolha do hino do jubileu de 50 anos

Edital apresenta as orientações para nortear a composição e critérios a serem avaliados para escolha

Igreja Catedral de Picos / Foto: José Maria Barros

Foi lançado na última terça-feira, 9 de julho, o edital do concurso que visa escolher o Hino Oficial do Jubileu de 50 anos de instalação da Diocese de Picos.

O momento será celebrado no próximo ano com o tema: “Diocese de Picos, 50 anos fortalecida na esperança”. 

Com a proximidade do Ano Jubilar e a sua abertura que acontecerá no próximo mês de setembro, várias comissões foram criadas para preparar esse tempo.

Uma das primeiras ações que envolvem essa preparação foi a abertura desse processo de que viabiliza a participação de músicos, instrumentistas, poetas, escritores e cantores da Diocese de Picxos na construção de um hino para ser cantado nos momentos celebrativos deste ano.

O Edital trás orientações para nortear a composição e critérios a serem avaliados para a escolha, bem como o cronograma de execução das atividades inerentes ao concurso, que é aberto a todos os que que se interessarm em participar. 

Dom Augusto Alves da Rocha, primeiro bispo de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

“Aquele que tiver a sua obra escolhida como vencedora do concurso, receberá o valor simbólico de mil reais como gratificação pela transmissão dos direitos autorais, além do reconhecimento ao esmero, responsabilidade, dedicação e zelo na composição do Hino” – informa a Diocese de Picos.

As inscrições estão abertas no período de 9 à 15 de julho e, podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário e envio para o email da comissão de liturgia da Diocese de Picos.

O resultado final do concurso será anunciado no próximo dia 8 de julho e o lançamento oficial do hino acontecerá na missa de abertura do Ano Jubilar, em 21 de setembro próximo.

Dom Plínio José Luz da Silva, atual bispo de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Diocese de Picos

A Diocese de Picos foi criada no dia 28 de outubro de 1974, pela bula “Neminem Latet”, do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Oeiras. 

A nova Diocese, desmembrada, ficou constituída por 17 municípios, que formaram 5 paróquias, servidas por 8 sacerdotes. O principal incentivador da criação da Diocese foi o bispo de Oeiras, na época, Dom Edilberto Dinkelborg.

Em 21 de Setembro de 1975, com a instalação da Diocese, tomou posse seu primeiro bispo, Dom Augusto Alves da Rocha, que governou até o ano de 2001, quando foi transferido para a Diocese de Oeiras-Floriano. 

No período de vacância Diocese de Picos foi administrada pelo padre Francisco Bezerra Neto/Foto: José Maria Barros.
 

No período de vacância a Diocese de Picos foi administrada pelo Padre Francisco Bezerra Neto, até que foi nomeado e tomou posse em 31 de Janeiro de 2004 o segundo bispo de Picos, dom Plínio José Luz da Silva.


Fonte: Pascom

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também