• Sábado, 22 de Novembro de 2025

Deputados do PT do Piauí votam contra Projeto Antifacção de combate ao crime organizado

O projeto de lei aprovado ontem foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional em outubro

Deputados do PT votam contra Projeto Antifacção / Foto: divulgação

Todos os quatro deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí votaram contra o  Projeto Antifacção para combate ao crime organizado. A matéria foi aprovada ontem a noite, 18 de novembro, com 370 votos a favor e 110 contrários, além de 3 abstenções. 29 deputados estavam ausentes.

Da bancada do Piauí votaram contra os deputados Francisco Costa, Florentino Neto, Merlong Solano e Flávio Nogueira, todos do PT. A favor do projeto votaram Átila Lira (Progressistas), Castro Neto (PSD), Júlio César (PSD), Elmano Férrer (Progressistas), Jadyel Alencar (Republicanos) e Marcos Sampaio (PSD).

O projeto de lei foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional em outubro. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolheu o deputado Guilherme Derrite (Progressistas-SP), secretário de Segurança Pública do governo de SP, como relator.

Deputados comemoram aprovação do projeto/Foto: Divulgação.
 

O texto considera facção criminosa toda organização criminosa ou mesmo três ou mais pessoas que empregam violência, grave ameaça ou coação para controlar territórios, intimidar populações ou autoridades.

Todos os deputados do PT presentes na sessão votaram contra o projeto; 65 votos;
Foram 370 a favor e 110 votos contrários, além de 3 abstenções. 29 deputados estavam ausentes.

O texto endurece penas, cria novos crimes, amplia poderes de investigação e determina regras especiais para líderes de organizações criminosas. Entre os pilares do texto, está o aumento da pena para ações ligadas a organizações criminosas que podem chegar a 40 anos de prisão.

Além do PT, apenas o PSOL teve todos os votos contrários; 12 votos. O partido teve todos os deputados presentes.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também