• Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

Deputado Severo Eulálio perde apoio político do vereador Afonsinho e do suplente Evandro Paturi

As duas lideranças resolveram deixar grupo político do emedebista e aderir ao prefeito Gil Paraibano

Deputado Severo Eulálio perde importantes apoios em Picos / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Mais votado em Picos não eleições de 2018, o deputado estadual Severo Eulálio (MDB) não terá uma tarefa fácil para repetir o feito no pleito deste ano. É que o parlamentar tem perdido o apoio de lideranças importantes no município, o que pode dificultar o seu desempenho nas urnas da 10ª zona eleitoral.

Para se ter uma ideia, somente na semana passada o deputado Severo Eulálio perdeu o apoio político de duas lideranças significativas no município, que somadas obtiveram nas eleições de 15 de novembro de 2020 nada menos do que 3.056 votos.

Trata-se do vereador Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho e do primeiro suplente no exercício do mandato, Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi, ambos do MDB, mesmo partido do deputado Severo Eulálio.

Deixaram grupo de Severo Eulálio

Vereador Afosinho foi o primeiro a deixar grupo do deputado Severo Eulálio/Foto: José Maria Barros.
 

O primeiro a deixar o grupo do deputado Severo Eulálio foi o vereador Afonsinho (MDB). Na Sexta-feira, 21 de janeiro, ele anunciou sua adesão ao prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas) e consequentemente o apoio ao pré-candidato a Assembleia Legislativa do Piauí, Aldo Gil de Medeiros (PP), que é secretário municipal de Saúde.

Nas eleições de 2020, o vereador Afonsinho foi reeleito para mais um mandato na Câmara Municipal de Picos. Nas urnas, ele obteve 1.584 votos, equivalente a 3,75% dos votos válidos, sendo o sétimo mais bem votado entre todos os concorrentes.
    
Um dia depois, no sábado 22 de janeiro, foi a vez do primeiro suplente do MDB no exercício do mandato, Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi, anunciar sua saída do grupo político do deputado Severo Eulálio. Ele também aderiu ao prefeito Gil Paraibano e declarou apoio à pré-candidatura a Assembleia Legislativa do secretário municipal de Saúde, Aldo Gil (PP).

Suplente Evandro Paturi também deixou o grupo de Severo Eulálio/Foto: José Maria Barros.
 

No pleito de 2020 Evandro Paturi obteve 1.472 votos, equivalente a 3,49% dos votos válidos, sendo o décimo segundo mais bem votado entre todos os candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal de Picos. 

Apesar do expressivo desempenho nas urnas, Evandro Paturi não conseguiu se reeleger, ficando na primeira suplência do MDB, que fez uma bancada de quatro vereadores.

Mesmo sem conseguir renovar o mandato, Evandro Paturi foi mais bem votado do que quatro vereadores eleitos. José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro (PP), que obteve 1.304 votos; Filomeno Portela (PP), que conseguiu 1.287 votos; Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP), que obteve 1.254 votos e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PT), que conquistou 1.062 votos.

Desempenho de Severo Eulálio

Nas eleições de 2018 o deputado Severo Eulálio foi o mais bem votado em Picos. Ele obteve 7.037 votos, equivalente a 18,11% dos votos validos. Em todo o estado, o parlamentar conquistou 47.175 votos, equivalente a 2,60% dos votos válidos. Foi o quinto mais bem votado entre todos os concorrentes, atrás apenas de Georgiano (PSD), Lucy (PP), Júlio Arcoverde (PP) e Wilson Brandão (PP).

Severo Eulálio perde duas importantes lideranças em Picos/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também