• Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

Deputado Nerinho deve deixar PTB e destino político pode ser o PT ou PSD

Parlamentar deve deixar o PTB, após Roberto Jefferson confirmar Resolução que proíbe alianças com partidos de esquerda

Destino político de Nerinho pode ser o PT ou PSD / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

O deputado estadual José Icemar Lavor Néri, o Nerinho, deverá mesmo deixar o PTB. O motivo é a confirmação pelo presidente nacional, Roberto Jefferson, que reafirmou a validade da resolução estatutária que proíbe coligação da legenda com partidos de esquerda, dentre os quais o PT de quem o parlamentar é aliado no Piauí.

Durante encontro na última quinta-feira, 20, com o presidente interino do PTB no Piauí, Venício do Ó, Roberto Jefferson afirmou que vai manter a resolução que proíbe alianças com a esquerda, ressaltando que devem deixar a legenda aqueles que não obedecerem a decisão tomada pela direção nacional.

Diante disso, não restará outra alternativa ao deputado Nerinho que não seja procurar outro legenda para se filiar e buscar sua reeleição nas eleições do próximo ano.

Por mais de uma vez, o deputado Nerinho declarou a reportagem do Informa Picos de que pretende permanecer na base aliada do governador Wellington Dias (PT), ressaltando sua disposição de deixar o PTB caso a resolução que proíbe coligações com partidos de esquerda seja mantida.

Destino político

Nos bastidores políticos a informação é que, caso deixe mesmo o PTB, o destino do deputado Nerinho pode ser o PT, que é o partido do governador ou o PSD, comandado no estado pelo deputado federal Júlio César.

Resolução

A resolução do PTB foi assinada pelo presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, no dia 4 de setembro de 2020, e pode influenciar no desmonte da legenda no Piauí.

Segundo o Art. 1º. – Fica terminantemente vedada a efetivação de coligações do PTB com os partidos que compõem o Foro de São Paulo incluindo as seguintes agremiações: PT, PSOL, PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU e PCO.

Art. 2º. – Os diretórios estaduais e municipais do PTB que descumprirem essa resolução estarão sujeitos a anulação dos atos convencionais em desacordo com as diretrizes, além de intervenção e/ou dissolução, sem prejuízo de eventuais sanções disciplinares.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também