• Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024

Deputada Teresa Brito compara Hospital Justino Luz a uma estrebaria

Declaração foi feita após visita às instalações do hospital ao lado dos demais membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí

Deputada ficou chocada com a situação do Hospital Justino Luz / Foto: José Maria Barros

Matéria originalmente publicada no GP1

Por José Maria Barros

Chocada com o quadro ao qual se deparou a deputada estadual Teresa Brito (PV), comparou alguns setores do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, a uma estrebaria. A deputada é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado e fez uma visita à unidade juntamente com os demais membros, os deputados Francisco Costa (PT), Lucy Soares (PP) e Gustavo Neiva (PSB).

Deputada Teresa Brito conversa com paciente/Foto: José Maria Barros.
 

A declaração foi feita logo após a parlamentar, juntamente com os demais membros da Comissão, visitar as instalações do Hospital Regional Justino Luz.  Durante a vistoria, foi constatado também que as obras da segunda etapa da urgência, das alas A (obstetrícia) e B (clínica médica), além do Centro de Partos Normais, estão paralisadas faz algum tempo.

Durante a vistoria a comissão se deparou com pacientes em macas nos corredores e numa espécie de galpão improvisado, onde, segundo a deputada Teresa Brito, as paredes não têm portas, nem janelas e não existe climatização, não tem nada, um local insalubre.

Pacientes foram encontrados em situação precária/Foto: José Maria Barros.
 

“Então, foi muito chocante num primeiro momento! Já solicitamos que sejam retirados os pacientes daquele lugar, que é um local insalubre, é negligência, não pode acontecer. A primeira providência é retirar todos os pacientes daquele local e transferi-los para um lugar mais apropriado, que ao menos não seja insalubre” – recomendou a deputada Teresina Brito.

Objetivo da visita
    
A presidente da Comissão de Saúde da Alepi disse que o objetivo da visita é vê todos os problemas enfrentados pelo Hospital Justino Luz, em Picos. Eles chegaram ao conhecimento dos deputados através de denúncias de pacientes e de servidores que relataram a precarização dos serviços, assim como o atraso de salário para algumas categorias, especialmente os terceirizados e contratados.

Deputada disse que vai cobrar providências ao governador/Foto: José Maria Barros.
 

“Aqui em Picos constatamos um quadro preocupante! Ali no Grupo PS já vimos que os pacientes estão trazendo os lençóis de casa. Isso é insalubre e pode aumentar o risco do paciente, que fica mais exposto a uma infecção” – alertou a deputada Teresa Brito.
    
Segundo a parlamentar, a Comissão também ficou sabendo que o Hospital Justino Luz tem um déficit orçamentário de R$ 600 mil por mês para custeio. Além de problemas de higienização, infraestrutura, superlotação e atraso nos salários de servidores terceirizados e contratados.

Teresa Brito encontra pacientes em situação de insalubridade/Foto: José Maria Barros.
 

“Primeiro nós viemos vê a situação de perto e depois vamos elaborar um relatório e entregar ao governador Wellington Dias (PT), ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde. Vamos cobrar do governador, pois ele tem que destinar recursos, fazer essas reformas e dá condições ao hospital,  que é referência para a região, funcionar a contento” – apontou Teresa Brito.

Hospital precisa de recursos para melhoar atendimento/Foto: José Maria Barros.
 

Outro lado
    

A diretora do Hospital Justino Luz, médica Patrícia Batista, disse que a visita da Comissão de Saúde da Alepi pode contribuir com a luta que ela vem travando para melhorar as condições de atendimento da unidade.

Diretora do Hospital diz que toda ajuda é bem vinda/Foto: José Maria Barros.
 

“Toda ajuda é bem vinda, tanto da sociedade civil organizada, como da Assembleia Legislativa. Quanto mais olhares, quanto mais pensamentos, quanto mais forças e nos unirmos para trazermos melhorias para hospital, mais investimentos para esse hospital, melhor. Precisamos de destinação de mais recursos para esse hospital, não apenas recursos financeiros, mas estrutura para que possamos receber melhor a nossa população e atender melhor nossos pacientes” – afirmou Patrícia Batista.

Compartilhe:

Comentar

3 Comentários

  1. Aleque

    Ela nessa simples visita ficou chocada, peça pra ela acompanhar por pelo menos um dia o atendimento e como estão os pacientes em todos os setores do hospital q ela terá a certeza do q estamos falando e certeza do q estão passando essas pessoas, estão todos jogados pras traças, pessoas em condições desumanas estão sendo tratadas como lixo, médico no plantão vc só vê o nome do mesmo em uma placa, pq na sala de atendimentos onde é o local q deveria estar nunca, e quando chegam já vem atender as pessoas cm a maior falta de vontade mas sabe pq? Deve ser médico contratado e seu pagamento deve estar atrasado por meses aí recompensa o povo desse jeito. Isso é um descaso cm o dinheiro público, dinheiro q a gente sabe q entra na conta mas o mesmo q entra sai, muitas vezes é usado para promover grandes festas, festas estas q acontecem até fora do país e cm direito a transporte particular para convidados e outros... Coloque alguém de coragem q não tenha medo de desmascarar esse bando de canalhas q vive no controle dessas finanças e no controle da diretoria do hospital pra investigar pra onde está indo todo esse rio de dinheiro, q cm certeza não está sendo usado para o fim correto e sim para outros fins, está escancarado isso, basta pegar um funcionário q seja apenas contratado e perguntar se a história é verdade ou não, talvez possa ser q até se omita a dizer cm medo de represálias, então sra Deputada vá mais a fundo colocar investigação pra ver o q descobre, mas se prepare pq a podridão q irá encontrar mais estar fedendo mais do q o esgoto onde corre todo saneamento do próprio local, mas se não quiser faça igual a muitos, continue deixando as pessoas morrerem em condições precárias mas lembre-se, poderia ser um dos seus ali naquele lugar, naquelas condições . Fica aqui o desabafo de uma pessoa q tentou usufruir dos serviços e saiu de lá chocada e indignada cm tanta barbaridade! Espero nunca precisar ir novamente naquele local, só Jesus e uma pessoa de pulso firme para ter misericórdia de todos q ali estão!!! Ufffffa falei!

  2. Roberta Moreira vitoriano

    Pior hospital de toda minha vida que precisei passar,sou do Ceará e Moro em Santo Antônio de Lisboa,fui com minha filha 3 anos para sala de suturas,não tinha ninguém no atendimento,os enfermeiros todos dentro de um sala só no celular,o local por dentro é precário demais Pior hospital de picos,um matadouro

  3. Maria de Jesus de Sousa rocha

    Foi muito bem vinda a visita da deputada ao hospital regional Justino luz em picos,e em outros mais,assim ela vê de perto o quanto o povo sofre quando precisa dos serviços públicos,seria interessante que os políticos que realmente tem poder de mudar essa situação fizessem visitas pelo menos uma vez por ano a órgãos públicos pra ver S sensibilizam com a situação é possa mudar um pouco isso.

Veja Também