• Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Demolição de igreja bicentenária causa polêmica entre a população católica de Bocaina

De iniciativa do pároco de Bocaina, padre Francisco Feitosa, o projeto foi aprovado pela Câmara local

Igreja bicentenária de Bocaina foi demolida / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

A demolição da igreja bicentenária de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina, provocou uma polêmica entre os católicos que residem no município, localizado na região de Picos.

O templo representava um patrimônio histórico e cultural do município e sua demolição provocou as mais diversas reações, desde apoio a rejeição completa.

Templo era um patrimônico histórico e cultural de Bocaina/Foto: Divulgação.
 

A iniciativa de demolir a igreja bicentenária de Bocaina partiu do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Francisco Antônio Feitosa, e contou com aprovação da Câmara de Vereadores.

Pároco de Bocaina, padre Francisco Antônio Feitosa/Foto: Divulgação.
 

A população queria se manifestar sobre o assunto através de um plebiscito, mas, a consulta não ocorreu. Em vez disso, a Câmara Municipal de Bocaina aprovou projeto de lei autorizando a demolição do templo religioso. Sete vereadores votaram a favor e um contra.
    
Insatisfeita com a decisão, uma moradora escreveu em grupo de whatszap: “A população quis opinar, então levaram para Câmara de Vereadores. Meia dúzia de semianalfabetos decidiu pelo resto da população. Literalmente. É um absurdo”.

Templo era um patrimônico histórico e cultural de Bocaina/Foto: Divulgação.
 

A moradora ainda completou: “Borges Leal Marinho está se revirando no túmulo. Agora, depois de demolida, é que o povo se deu conta que foram embora quase três séculos de história”.

Desde o início do ano que a Paróquia de Bocaina estava com uma campanha para arrecação de recursos vcisando a reforma da igrejade Nossa Senhora da Conceição.  Agora, com a demolição do prédio, ontro deve ser contruído no local.

Festejos

A Igreja demolida era o local onde se celebravam os festejos de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, que acontecem no período de 29 de novembro a 8 de dezembro e agora em 2023 completam 269 anos.

Igreja bicentenária de Bocaina foi demolida/Foto: Divulgação.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também