• Domingo, 06 de Julho de 2025

Conselho Municipal de Saúde emite nota de esclarecimento sobre vacinação contra Covid

A nota de esclarecimento é assinada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fábio Borges

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

O Conselho Municipal de Saúde de Picos emitiu nota de esclarecimento sobre a vacinação contra a Covid-19. O documento é assinado pelo presidente do órgão colegiado, Fábio Borges de Sousa e contém informações sobre a última reunião ordinária.

Segundo a nota, na 374ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Picos foi deliberado sobre vários assuntos. Dentre esses, sobre a destinação do percentual de 20% das doses da vacina contra a Covid-19, destinadas aos trabalhadores com função de maior exposição ao vírus Sars-Cov-2 e que sejam considerados trabalhadores essenciais, em conformidade com a Resolução CIB-PI nº 126/2021, de 8 de junho de 2021. 

Vacinação contra Covid-19 em Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Resolução

A Resolução aprova a definição do percentual de 50% de todas as doses enviadas ao Estado para que sejam destinadas à população em geral de 18 a 59 anos, escalonada e por faixas etárias decrescentes.

Aprovou a definição do percentual de 30% das doses para que sejam destinadas à continuidade dos Grupos Prioritários de Pessoas com Comorbidades e Pessoas cm Deficiência Permanente e, para compensação dos Grupos Prioritários que tiveram as populações subestimadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Aprovou a definição do percentual de 20% para os trabalhadores que em seus processos de trabalhos desempenham funções com maior exposição, onde os municípios deverão definir com seus respectivos Conselhos Municipais de Saúde os critérios para priorização desses trabalhadores ou definir pela utilização do critério de vacinação por faixa etária da população de 18 a 59 anos.

Após análises e debates fundamentados, o pleno do Conselho de Saúde aprovou e definiu, por unanimidade, que os 20% das doses da vacina contra Covid-19 sejam destinadas para a população em geral por faixa etária de 18 a 59 anos, em ordem decrescente, somando-se aos 50% já destinados na referida faixa etária, beneficiando assim todos os munícipes, uma vez que aumentando o quantitativo de doses para a população em geral, todos os grupos de trabalhadores serão igualmente beneficiados, alcançando assim um maior número de pessoas imunizadas em menor espaço de tempo.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Fábio Borges de Sousa, essa decisão não atinge as categorias incluídas na Resolução nº 024, de 11 de junho de 2021.

“Essa nota é em relação a outras categorias, pois, na última reunião do Conselho foi aprovado que não será incluída mais nenhuma categoria, apenas aquelas sete etapas definidas anteriormente” – explicou Fábio de Sousa Borges.
 

Nota de esclarecimento/Foto: Reprodução.
 
Resolução nº 023/Foto: Reprodução.
 

Anexo da Resolução com as setes etapas/Foto: Reprodução.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também