Confira imagens: Procissão do Senhor Morto reúne milhares de católicos em Picos
Antes da procissão aconteceu a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
Procissão do Senhor Morto reúne multidão em Picos / Foto: José Maria Barros
Milhares de católicos participaram no início da noite desta sexta-feira, 18 de abril, da tradicional Procissão do Senhor Morto pelas ruas centrais de Picos.
Segundo a tradição católica, a procissão relembra os passos de Jesus no caminho do Calvário. Durante o percurso, os fiéis entoam cânticos e fazem orações, enquanto alguns aproveitam para agradecer as graças alcançadas outros para renovar as promessas.
Dentre as promessas feitas pelos fiéis está uma que é recorrente todos os anos. Pessoas fazendo todo o percurso da procissão de pés descalços.

Ação Litúrgica
Antes da procissão, aconteceu na Catedral de Picos a Via-Sacra e a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com rito do beijo da cruz.
Com a praça Justino Luz repleta de fiéis, aconteceu no Adro da Catedral o rito do descimento da cruz. O responsável por proclamar o sermão foi o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, que deu destaque às últimas palavras pronunciadas por Jesus na cruz antes de entregar o seu espírito.
Nos últimos momentos da meditação, os presentes assistiram ao descimento da imagem de Jesus da cruz. Primeiro, foi retirada a placa com a inscrição INRI; depois, a coroa de espinhos, seguida dos cravos pregados nas mãos e nos pés do Crucificado. Após o canto de Verônica, a imagem do Cristo Morto foi levada para o esquife e levado em procissão pelas ruas da cidade ao lado da imagem de Nossa Senhora das Dores.
Procissão
Após a Procissão do Enterro, as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores foram acolhidas no interior da Catedral, onde ficaram expostas para veneração e oração dos presentes.
Este é o único dia em que não se celebra Missa na Igreja Católica; o dia inteiro é dedicado ao silêncio, rompido apenas pela cerimônia da Paixão, onde relembrarmos o exato momento em que Jesus é preso e condenado à morte de cruz. É humilhado, torturado, crucificado e morto. No domingo, 20 de abril, acontece à procissão do Senhor Ressuscitado.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!