Ciro Nogueira critica pesquisa que coloca Rafael Fonteles com quase 100% de intenções de votos
O senador lembrou que o instituto é o mesmo que dava uma ampla vitória a Fábio Novo em Teresina
Senador Ciro Nogueira critica pesquisa Datamax / Foto: divulgação
O presidente nacional do Progessistas, senador Ciro Nogueira, voltou a questionar pesquisas eleitorais favoráveis ao grupo governista no Piauí. Nesta segunda-feira (25), ele criticou os números divulgados pelo Instituto Datamax, que apontam o governador Rafael Fonteles (PT) como franco favorito para a disputa pelo governo do estado em 2026.
Em um dos cenários, Rafael Fonteles aparece com 95,02% das intenções dos votos válidos contra Margarete Coelho (PP), que soma apenas 4,98%. Em outro cenário, ele lidera com 92,87%, enquanto Joel Rodrigues (PP) tem 7,13%.
“Quando o governo recorre a institutos com credibilidade alugada, tipo Datamax, é porque começa a bater o desespero. Já vimos esse filme em 2024. O final não foi feliz para o governo” – ironiza Ciro.

A referência do senador é à eleição municipal de Teresina em 2024, quando o candidato do PT à prefeitura, Fábio Novo, aparecia em pesquisas indicando vitória em primeiro turno com mais de 50% dos votos, mas acabou derrotado por larga vantagem pelo ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil). Mendes venceu com 52,30% dos votos, enquanto Novo ficou com 43,14%.
Aliados do governo estadual argumentam que os números refletem a popularidade da gestão de Rafael Fonteles (PT) e sua ampla base política no estado. No entanto, a oposição vê as pesquisas como parte de uma estratégia para criar uma falsa sensação de favoritismo, relembrando o cenário da capital como um exemplo de que levantamentos eleitorais podem estar distantes da realidade.
A disputa pelo governo do Piauí em 2026 já começa a esquentar, com a oposição se mobilizando para enfrentar o grupo governista, que domina o estado há quase duas décadas.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!