• Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024

Câmara de Picos realiza audiência pública para cobrar reabertura da Policlínica

Audiência pública será realizada às 18 horas da próxima quarta-feira, 8, com a presença do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto

Policlínica de Picos foi fechada em 2018 pelo governador / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Após dois adiamentos a Câmara Municipal de Picos realiza na próxima quarta-feira, 8, uma audiência pública para debater a reabertura da Policlínica. O órgão foi fechado pelo governador Wellington Dias (PT) em dezembro de 2018, prejudicando milhares de pessoas que ficaram sem atendimento especializado.

Policlínica foi fechada pelo governador Wellington Dias (PT)/Foto: José Maria Barros

 

Proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor (MDB); a audiência pública terá início às 18 horas e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT); prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde da região e usuários do SUS.
    
Segundo o autor da proposta, Hugo Victor, já foram enviados convites para o governador Wellington Dias (PT), secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; prefeitos e secretários de saúde dos municípios da grande região de Picos e outras lideranças, para que o debate seja amplo e participativo.

Hugo Victor, autor da proposta/Foto: José Maria Barros.

 

“Precisamos mobilizar o maior número possível de pessoas para mostrar a insatisfação do povo com o fechamento da Policlínica de Picos. Nossa preocupação é quando ela [Policlínica] será reaberta, pois, a princípio a data era 22 de março e já estamos em maio e continua fechada. Quem está sendo prejudicada é a comunidade carente que precisa de consultas especializadas e não tem mais” – argumentou Hugo Victor.
    
Dois meses após o fechamento da Policlínica, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou que o atendimento ambulatorial e de exames em Picos, por meio da Policlínica, passaria a ser no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA, que fica situado no bairro Catavento.

Policlinica vai funcionar no prédio da UPA/Foto: José Maria Barros.

 

A data prevista inicialmente para a transferência dos atendimentos para o novo endereço era 22 de março. Na oportunidade, seria inaugurada a UPA, onde, além da Policlínica, funcionaria um Centro de Especialidades Odontológicas gerido pela Prefeitura Municipal de Picos. Porém, até hoje a promessa não foi cumprida e a população está cobrando uma solução para o impasse.

Outro lado
    
Na última visita que fez a Picos no dia 24 de março, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, justificou o adiamento da transferência da Policlínica e a inauguração da UPA. Segundo ele, os trâmites burocráticos com o Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), que era quem geria o órgão, precisavam ser concluídos, por isso o atraso.

Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto/Foto: José Maria Barros.

 

“A UPA está concluída, no entanto, há procedimentos burocráticos de utilização do prédio que ainda precisam ser concluídos e não foi possível dentro do prazo estabelecido. A abertura dos trabalhos do Centro de Especialidades Odontológicas na UPA deve acontecer o mais breve possível, assim como a transferência dos atendimentos da Policlínica”, prometeu à época Florentino Neto.
 

Prédio da UPA está concluído há mais de um ano/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também