• Sábado, 27 de Abril de 2024

Câmara de Picos derruba veto do prefeito Gil Paraibano a projeto do vereador José Luís

A Lei cria o programa emergencial de assistência imediata às pessoas sem renda devido à pandemia

Câmara de Picos derruba veto do prefeito Gil Paraibano. / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Por oito votos a favor e três contra, a Câmara Municipal de Picos derrubou o veto do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas), ao projeto de lei do vereador José Luís de Carvalho (MDB), cria o programa emergencial de assistência imediata às pessoas sem renda devido à crise causa pela pandemia.

A derrubada do veto do prefeito Gil Paraibano ocorreu na sessão desta quinta-feira, 17 de junho, da Câmara Municipal de Picos. Onze vereadores participaram do escrutíneo, sendo que oito votaram pela derrubada do veto e três se posicionaram favoráveis à manutenção do veto.

Onze vereadores participaram da votação/Foto:José Maria Barros.
 

Já que apenas cinco vereadores da oposição estavam em plenário, ao menos três vereadores da bancada de apoio ao prefeito Gil Paraibano votaram a favor da derrubada do veto. Como o escrutíneo é secreto, não dá para saber os nomes desses parlamentares

Presentes a votação os vereadores José Luís de Carvalho (MDB), autor do projeto; Hugo Victor (MDB); José Rinaldo, o Rinaldinho (MDB); Wellington Dantas (PT), Valdívia Santos (PT), Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB); Filomeno Portela (PP), Pedro Pio (PP); Antônio Marcos Gonçalves, Toinho de Chicá (PP), Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB).

Os vereadores Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PT); Afonso Guimarães, o Afonsinho (MDB) e Gilson Nunes (PTB), não compareceram a sessão. José Arimateia Luz, o Maté, esteve presente nas discussões, embora não tenha votado o veto.

Projeto de Lei

Projeto de lei é de autoria do vereador José Luis de Carvalho/Foto:José Maria /barros.
 

O projeto de lei do vereador José Luís de Carvalho (MDB) cria em Picos o programa emergencial de assistência imediata às pessoas sem renda devido à crise causada pela pandemia. A proposta foi aprovada em segunda votação na sessão do dia 6 de maio e vetada pelo prefeito Gil Paraibano em 17 do mesmo mês.
 
A proposta do vereador José Luís de Carvalho dispõe sobre a distribuição gratuita de cestas básicas e itens de higiene pessoal no município de Picos, beneficiando as pessoas afetadas pela crise causada pelo Covid-19.

Vereadores da oposição votaram a favor da derrubada do veto/Foto:José Maria Barros.
 

Veto integral

Por considerá-lo inconstitucional e matéria de competência do Executivo, o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas), vetou totalmente projeto de lei do vereador José Luís de Carvalho (MDB). 

Segundo Gil Paraibano, após análise do projeto conclui-se que existem impedimentos legais para a sua aprovação, tendo em vista que há renúncia de receita, bem como versa sobre matéria de iniciativa do prefeito municipal, estando eivada de inconstitucionalidade.

Projeto foi vetado integralmente pelo prefeito Gil Paraibano/Foto:JOsé Maria Barros.
 

Nesta quinta-feira, 17 de junho, prestes a caducar, o veto do gestor foi colocado em votação e derrubado pelo plenário da Câmara Municipal de Picos por oito votos a três.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também