• Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024

Câmara de Picos aprova em definitivo projeto de lei que revoga cobrança da taxa de lixo

Projeto de lei de autoria da bancada de oposição foi aprovado com nove votos a favor e cinco contra

Projeto de lei foi aprovado em definitivo / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Após embate em plenário, a Câmara Municipal de Picos aprovou em segunda votação e definitivo, projeto de lei de autoria da bancada de oposição revogando a lei municipal nº 2.833/2017, que institui a taxa de coleta, remoção e destinação do lixo no âmbito do município.

A segunda votação aconteceu na sessão desta quinta-feira, 23 de março, e o projeto de lei foi aprovado com nove votos a favor e cinco contra. A matéria já tinha sido aprovada em primeira votação no dia 2 de março, com nove votos a favor e nenhum contra, tendo em vista que a bancada de situação não estava presente.

Votação foi conduzida pelo presidente da Câmara, Eriberto Barros, no centro/Foto: José Maria Barros.
 

Agora, o projeto de lei segue para o Palácio Coelho Rodrigues para sanção ou veto do prefeito Gil Paraibano (Progressistas). Em caso de veto, a matéria retorna à Câmara e o veto poderá ser mantido ou derrubado pelo plenário.

Voto dos vereadores

Votaram a favor do projeto que revoga a lei que instituiu a cobrança da taxa de coleta do lixo o presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros (PP) e os vereadores Hugo Victor (MDB), Wellington Dantas (PT), José Luís de Carvalho (MDB), Marcos Buriti (PTB), Rinaldinho (MDB),Valdívia Santos (PT), Toinho de Chicá (PP) e Antônio Moura (PCdoB).

Projeto foi aprovado com nove votos a favor e cinco contra/Foto: José Maria Barros.
 

Votaram contra o projeto os vereadores Evandro Paturi (MDB), Filomeno Portela (PP), Dedé Monteiro (PP), José Arimateia, o Maté (PP) e Matusalém Almeida (PTB), todos da bancada de apoio ao prefeito municipal. Dalva Mocó (PTB) não compareceu a sessão.

Mudaram de opinião

Cinco dos nove vereadores que em 2017 votaram a favor do projeto que institui a taxa de coleta, remoção e destinação do lixo em Picos mudaram de opinião e, nesta quinta-feira, 23 de março, optaram pela revogação da lei.

Vereadores que mudaram de opinião/Foto: José Maria Barros.
 

Na época, esses vereadores faziam parte da base de apoio do então prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima e, votaram duas vezes a favor da criação da taxa do lixo. Agora, na oposição ao atual gestor, os parlamentares assinaram projeto de lei revogando a matéria aprovada com o voto favorável deles.

São eles os vereadores Hugo Victor (MDB), Wellington Dantas (PT), José Rinaldo, o Rinaldinho (MDB), Antônio Moura (PCdoB) e José Luís de Carvalho (MDB).

Vereadores da situação votaram contra o projeto/Foto: José Maria Barros.
 

Taxa do lixo

O projeto de lei do Executivo que institui a taxa de coleta, remoção e destinação do lixo em Picos, foi aprovado no dia 6 de setembro de 2017 com nove votos a favor e seis contra.  A matéria foi sancionada pelo então prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima, na época filiado ao Partido dos Trabalhadores. O tributo deveria começar a ser cobrado a partir de 1º de janeiro de 2018.

Projeto de lei foi aprovado em definitivo pela Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também