Cacique pede impugnação de pesquisa para prefeito de Picos realizada pelo Instituto IPPI
Realizada entre 29 e 31 de agosto, pesquisa não incluiu o nome de Cacique na sondagem estimulada
Cacique pede impugnação de pesquisa realizada pelo Instituto IPPI / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
O candidato ao Palácio Coelho Rodrigues pela federação PSDB/Cidadania, Luiz Francisco Araújo do Rego Mello, o Cacique, ingressou com representação de impugnação de pesquisa de intenções de voto para prefeito de Picos realizada pelo Instituto IPPI.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, quando foram entrevistados 500 eleitores com 16 anos ou mais residentes na sede e na zona rural do município de Picos. O resultado está previsto para ser divulgado nesta quarta-feira, 4 de setembro.
Alegações
Na representação, com pedido de liminar, Cacique alega que não foram cumpridos todos os requisitos suficientes para autorização da divulgação da pesquisa, sendo encontradas falhas graves que desvirtuam a sua divulgação.
“1ª Ilegalidade: o questionário da pesquisa omitiu o nome do impugnante candidato ao cargo de prefeito no município de Picos, cujo nome de urna é
Cacique. 2ª Ilegalidade: a pesquisa incluiu nomes de diversos indivíduos que não são candidatos no pleito eleitoral deste ano, como Rafael Fonteles e Lula” – argumenta.
“Assim, resta evidenciada a falta de confiabilidade da pesquisa e da empresa responsável por sua realização, o que justifica a intervenção do Judiciário Eleitoral. Tendo em vista as falhas identificadas que comprometem a finalidade da coleta de opinião, em razão da maneira como a pesquisa foi elaborada, é cabível o indeferimento do pedido de seu registro e publicação” – explica Cacique.
Ao final da representação, Cacique pede a concessão da medida liminar para suspender imediatamente a divulgação, por quem quer que seja, dos resultados da pesquisa ora impugnada, nos moldes do art. 16 da Resolução TSE nº 23.600/19, arbitrando-se multa diária de R$ 50.000,00 em caso de descumprimento, pela empresa impugnada.
Pesquisa IPPI
Ao preço de nove mil reais, a pesquisa foi contratada pela empresa Estação I Estúdio Criativo Ltda/ Estúdio I, com sede em Teresina. Está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação: PI-00163/2024.
A margem de erro é de 4,19% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Estatístico responsável é Geysivan Campos Sampaio.
Locais pesquisados
Bairros: Aerolândia, Malvinas, Aroeiras do Matadouro, Bela Vista, Boa Sorte, Boa Vista, Bomba / São Vicente, Canto da Várzea, Catavento, Centro / Pé do Morro, Conduru, DNER, Ipueiras, Jardim Natal, Junco, Malva, Emaus, Morada do Sol, Paraibinha, Paroquial, Parque de Exposição, Parque Industrial (Pantanal), Passagem das Pedras, Pedrinhas, São José, Trizidela, Belo Norte, Cidade de Deus, Cohab, Morro da AABB, Conjunto Louzinho Monteiro, Conjunto Morada Nova, Conjunto Antonieta Araújo e Jardim das Oliveiras.
Povoados: Fátima do Piauí, Três Potes, Altamira / Aeroporto, Junco dos Monteiros, Coroatá / Lagoa dos Félix, Mucambo, Torrões, Angical, Tabatinga, Altos, Tapera, Morrinhos I, Valparaíso, Lagoa Comprida, Umari, Curralinho / Cristovinho, Bocolô, Estrivaria, Saquinho, Capitão de Campos, Samambaia, Mirolândia, Malhada Grande dos Teixeiras, Gameleira dos Rodrigues, Angico Branco, Cipaúba, Carnaíbas e Lagoa Grande.
(1).jpg)
.jpg)
Pesquisa foi registrada dia 29 de agosto/Foto: Reprodução.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!