• Domingo, 19 de Maio de 2024

Briga pelo poder: Franzé Silva e Severo Eulálio disputarão presidência da Alepi

Embora façam parte da base de apoio do governador eleito, os deputados não abrem mão da disputa

Deputados Franzé Silva e Severo Eulálio / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Integrantes da base aliada do governador eleito Rafael Fonteles (PT), os deputados Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB) vão disputar a presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, biênio 2023-2024.

A eleição será realizada no dia 1º de fevereiro de 2023 e os dois deputados vão para a disputa no voto, já que nenhum abre mão da presidência.

Franzé Silva é o candidato do PT/Foto: Cidade Verde.
 

Semana passada o Partido dos Trabalhadores (PT), fechou questão em torno do nome do deputado Franzé Silva para concorrer à Presidência da Assembleia Legislativa do Piauí – Alepi. A legenda terá a a maior bancada na próxima legislatura com doze parlamentares

Nesta segunda-feira, 7 de novembro, foi à vez de o MDB definir o nome do deputado Severo Eulálio para disputar à presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A sigla contará com nove parlamentares a partir de 2023.

Bancada do MDB naAlepi/Foto: Divulgação.
 

A decisão foi tomada em uma reunião com membros emedebistas, dentre os quais os deputados João Madson e Geogiano Neto, liderada pelo atual presidente da Assembleia e vice-governador eleito, Themístocles Filho.
 
O deputado Franzé Silva tem 56 anos e é um petista histórico. Foi secretário de estado da Administração. Ele está indo para seu segundo mandato. Foi reeleito com 33.090 votos.

O deputado Severo Eulálio (MDB) tem 39 anos de idade e está indo para o seu terceiro mandado. Foi reeleito com 59.133 votos. Ele é primo da futura primeira-dama do estado, Isabel Eulálio, e filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Kléber Eulálio, que deverá ser eleito presidente da corte na próxima sexta-feira, 11.

Deputado Severo Eulálio (MDB)/Foto: Divulgação.
 

Hegemonia do MDB

A Assembleia Legislativa do Piauí está nas mãos de um mesmo partido político há 24 anos. Desde o início de 1999, quando o então governador Mão Santa assumiu seu 2º mandato no Palácio de Karnak, o MDB comanda o Legislativo estadual e não dá brechas para concorrentes. 
Em 1º fevereiro de 2023 haverá eleição para presidente da casa e os políticos emedebistas já decidiram que terão candidato próprio, que é o deputado Severo Eulálio.

Outro fato que chama atenção é que apesar de todo esse tempo, a Assembleia Legislativa do Piauí só teve dois presidentes em 24 anos. De 1999 a até o começo de 2005 a casa foi comandada pelo então deputado estadual Kleber Eulálio, pai do agora candidato Severo Eulálio. Foram três biênios consecutivos dele na presidência da casa.

Themistocles Filho e Kléber Eulálio/Foto: Divulggação.
 

De 2005 até agora, o presidente nunca mudou: Themístocles Filho se reelegeu nove vezes seguidas para o cargo. São 18 anos ininterruptos de hegemonia na presidência da mesa diretora do Parlamento estadual. 

Para o próximo biênio 2023-2024 a disputa deverá ser dura, pois, o Partido dos Trabalhadores elegeu a maior bancada e parece não querer abrir do comando da casa, tendo, inclusive, já definido o nome do deputado Franzé Silva para concorrer ao cargo.

Franzé Silva assume o comando da Alepi no final de dezembro, em razão da renúncia do atual presidente Themistocles Filho, que tomará posse no cargo de vice-governador.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também