• Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Audiência pública em Picos debate proposta de reforma da Previdência

Debate foi realizado na manhã desta sexta-feira, 29, na Câmara Municipal de Picos e reúne trabalhadores e políticos ligados a partidos de esquerda

Audiência pública debate reforma da Previdência / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Atendendo solicitação dos vereadores Wellington Dantas (PT) e Antônio Moura (PCdoB), a Câmara Municipal de Picos realizou na manhã desta sexta-feira, 29, audiência pública para discutir a proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional e seus efeitos junto aos trabalhadores.
    
Realizada no plenário da Câmara Municipal de Picos, a audiência pública reuniu expressivo número de trabalhadores rurais, representantes da Fetag-Piauí, da OAB-Subseção local, dos movimentos sociais, de sindicatos e vereadores filiados a partidos de esquerda, como PT e PCdo B, siglas derrotadas nas eleições de outubro do ano passado. 

Também presentes o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva (PSB), o vereador Simão Carvalho Filho (PSD) e a secretária municipal de Planejamento e Orçamento de Picos, Oneide Rocha (PT), dentre outros.

Ainda ontem, 28, a organização chegou a anunciar a presença da deputada federal Rejane Dias (PT), porém, ela não apareceu na audiência pública. Ao invés do debate em Picos, a parlamentar preferiu participar da solenidade de posse dos secretários estaduais,deputado Fábio Abreu, na Segurança Pública e Osmar Júnior, de Governo, ocorrida no Palácio de Karnak.

Discursos

Em tom de campanha eleitoral, os oradores fizeram severas críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) e contestaram vários pontos da proposta de reforma da Previdência que está em tramitação na Câmara dos Deputados e que, segundo eles, causa prejuízos, principalmente para os trabalhadores rurais.
    
Um representante da Fetag-Piauí disse que a proposta como está colocada prejudica o trabalhador rural e atinge a economia dos municípios. Segundo ele, no ano de 2018 foram mais de 300 milhões de reais que entraram em Picos com as aposentadorias e benefícios rurais, enquanto no mesmo período o FPM foi de pouco mais de R$ 25 milhões.


    
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Varejista e Serviços de Picos, Marcos Holanda, disse que a proposta de reforma da Previdência prejudica os trabalhadores, principalmente o homem do campo. De acordo com ele, atualmente a Previdência Social é solidária, é bancada pelo trabalhador e pelo empregador e com a reforma isso acaba.

No entanto, suas críticas mais severas foram contra a reforma trabalhista que já está em vigor. “Nós do comércio somos regidos pela convenção coletiva e depois da reforma trabalhista estamos encontrando muitas dificuldades, porque se pode tudo, o trabalhador passou a não ter direito a nada” – denunciou.

Autor da proposta


    
O vereador Wellington Dantas (PT), autor da proposta, disse que o objetivo central da audiência é debater a proposta de reforma da Previdência que, segundo ele, como está posta para tramitação no Congresso Nacional prejudica os trabalhadores.

“Para barrarmos essa proposta é necessário que o povo se mobilize e proteste não apenas em Brasília onde o projeto está tramitando, mas aqui em Picos e nos mais diversos municípios da região, do Piauí e do Brasil como um todo” – sugeriu o vereador Wellington Dantas.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também