Aliados do prefeito Pablo Santos aguardam com ansiedade nomeação dos apadrinhados
Até hoje, 21 de janeiro, o prefeito tinha nomeado somente os secretários e alguns do segundo escalão
Prefeito de Picos Pablo Santos segura nomeação dos apadrinhados / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Aliados do prefeito de Picos Pablo Santos (MDB), aguardam com expectativa e ansiedade a assinatura das portarias de nomeações dos apadrinhados que ocuparão cargos em comissão na nova gestão iniciada dia 1º de janeiro.
Pablo Santos foi eleito prefeito de Picos no último dia 6 de outubro com o apoio das mais diversas lideranças políticas do município e, todas elas querem ter participação na administração, principalmente com a indicação de apadrinhados para cargos em comissão.
Essa é uma prática comum nas administrações em Picos e, ocorreu nas gestões que antecederam o atual prefeito Pablo Santos (MDB). Geralmente o critério utilizado para a indicação dos comissionados é a quantidade de votos do padrinho. Quanto mais voto a liderança política conseguir nas urnas, maior número de vagas ela terá.
Até esta terça-feira, 21 de janeiro, o prefeito de Picos Pablo Santos havia nomeado para cargos em comissão apenas os secretários municipais, procurador-geral, controladora Geral, ouvidora geral e alguns coordenadores. Os demais, se já tiveram as portarias assinadas ainda não foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios
Apenas 30% de comissionados
Assustado com a quantidade de servidores efetivos do município, o prefeito Pablo Santos declarou no dia 2 de janeiro durante a posse dos secretários municipais, que, em princípio, iria nomear apenas 30% dos comissionados.
Na esperança de constar nesse percentual, muitos comissionados da administração Gil Paraibano (Progressistas) continuam dando expediente normalmente no Palácio Coelho Rodrigues e nos prédios onde funcionam algumas secretarias, sem ter qualquer portaria de nomeação assinada pelo prefeito Pablo Santos (MDB).
Informações extraoficiais apontam que essas pessoas já teriam sido comunicadas pela Secretaria Municipal de Administração de que não deveriam mais comparecer à prefeitura para dá expediente.
Por outro lado, muitos que disseram ter apoiado o prefeito Pablo Santos na esperança de um emprego, também estão comparecendo aos órgãos da administração municipal como se fossem servidores comissionados, mesmo sem terem qualquer portaria de nomeação.
Exonerados
Os servidores comissionados da gestão anterior foram todos exonerados no dia 1º de dezembro do ano passado, em portaria assinada pelo então prefeito Gil Paraibano. Portanto, para voltar aos cargos eles terão que ter uma portaria de nomeação assinada pelo atual prefeito Pablo Santos, assim como aqueles que apoiaram o atual gestor.
(1).png)
Decreto de exoneração dos comissionados e contratados/Foto: Reprodução.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!