• Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Secretário de Saúde Florentino Neto promete reabrir Policlínica de Picos em 45 dias

Garantia foi dada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Picos na noite desta quarta-feira, 8

Promessa foi feita durante audiência pública em Picos / Foto: José Maria Barros

Matéria originalmente publicada no GP1

Por José Maria Barros

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), prometeu reabrir a Policlínica de Picos dentro de 45 dias. O Centro de Assistência Médica de Picos (Campi) foi fechado pelo governador Wellington Dias (PT) em dezembro do ano passado, prejudicando milhares de pessoas da região, especialmente os mais pobres.

Policlínica de Picos foi fechada ano passado pelo governador Wellington Dias (PT)/Foto: José Maria Barros.
 

A garantia de que a Policlínica será reaberta nesse prazo foi dada pelo secretário de Saúde, Florentino Neto, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Picos na noite desta quarta-feira, 8. O debate foi proposto pelo presidente da casa, Hugo Victor (MDB), e aprovado pelos demais parlamentares.

Audiência pública foi proposta pelo presidente da Câmara, Hugo Victor/Foto: José Maria Barros.
 

“Quero dizer que temos uma meta eu e o secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior. Dentro de 45 dias a gente abre a Policlínica. Se não foi possível abrir na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) nós vamos comunicar ao povo de Picos a abertura em outro imóvel que possa abrigar o serviço” – anunciou Florentino Neto.

Secretário Florentino Neto promete reabrir Policlínica em 45 dias/Foto: José Maria Barros.

Audiência pública
    
Conduzida por Hugo Victor a audiência pública contou, além da presença do secretário estadual de Saúde, com onze dos quinze vereadores com assento na Câmara de Picos, secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior (PRP); diretora do Hospital Regional Justino Luz, Patrícia Batista; representantes da OAB-Subseção local e ex-servidores do Campi.

Audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara/Foto: José Maria Barros.
 

Autor da proposta de audiência pública, o presidente da Câmara Hugo Victor, disse que estava cobrando do secretário Florentino Neto que a Policlínica seja reaberta nos moldes em que ela funcionava anteriormente, quando era gerida pelo antigo Campi.

Propostas

“Lá nós tínhamos dez especialidades médicas, mini-cirurgias, ultrassom,  mamografia. Então, era um serviço médico completo para a população de Picos e macrorregião, que não precisava se deslocar à Teresina para ter acesso a essas áreas de saúde” – lembrou Hugo Victor.
    
O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior, disse que a reabertura da Policlínica é uma luta que tem travado desde que foram encerradas as atividades no Campi. 

Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior/Foto: José Maria Barros.
 

“Temos procurado acelerar esse processo para que a Policlínica volte a funcionar, agora sob a gestão do município. E toda a parte burocrática da secretaria municipal de Saúde nós já fizemos. Assinamos o Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde, bancamos a reforma do prédio da UPA e estamos esperando apenas a portaria do Ministério da Saúde” – destacou Dr. Júnior.
    
O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, reafirmou que a Policlínica será reaberta. No entanto, segundo ele, trata-se de um novo serviço que o Estado vai implantar em parceria com a Prefeitura de Picos e, deverá funcionar no prédio da UPA, localizado no bairro Catavento.

Secretário Estadual de Saúde/Foto: José Maria Barros.

“Além da Policlínica, lá vai funcionar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de responsabilidade do governo do Estado e também a Central de Regulação e a Clisam – Clínica de Saúde da Mulher, as duas últimas a cargo do município” – informou o secretário Florentino Neto.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também