• Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Promotor pede conserto imediato de aparelhos do Hospital Justino Luz

A Sesapi informou através de nota que o secretário Florentino Neto esteve no hospital Justino Luz nesta sexta-feira (31), e vai promover ações de melhorias para a unidade de saúde

Fachada do Hospital Regional Justino Luz, em Picos / Foto: José Maria Barros

O Ministério Público do Piauí através do promotor Antônio César Gonçalves Barbosa expediu uma Recomendação ao secretário de Saúde Florentino Neto e ao presidente da Fundação de Serviços Hospitalares Pablo Santos para que promovam o imediato conserto dos aparelhos que realizam hemodiálise e eletrocardiograma; fornecimento dos materiais e equipamentos necessários a atos cirúrgicos e ao pleno funcionamento de todos os leitos de UTI do Hospital Justino Luz em Picos.

O MPPI considerou que foi instaurado o Procedimento Administrativo n. 99/2019, no âmbito desta 3ª Promotoria de Justiça, visando a acompanhar e fiscalizar o uso dos equipamentos para realização de exames e procedimentos rotineiramente utilizados no Hospital Regional Justino Luz, tais como eletrocardiograma, raios-X, tomografia, esterilização de materiais, para evitar o comprometimento do próprio serviço de saúde.

Segundo o órgão ministerial, em inspeção realizada no Hospital citado verificou-se: o equipamento que realiza hemodiálise, existente para pacientes de UTI, está inoperante; o eletrocardiograma só funciona para pacientes de UTI, de sorte que os que não estão nessa condição devem procurar necessariamente os serviços na iniciativa privada; faltam materiais e equipamentos necessários a atos cirúrgicos e ao pleno desenvolvimento de todos os 10 (dez) leitos de UTI, só havendo 07 (sete) em funcionamento; que são constantes a não realização de procedimentos médicos que exigem os aparelhos de raios-X e tomografia face avarias sofridas, embora em funcionamento no momento da inspeção;  e que não estão sendo prestados os serviços médicos de neurocirurgia e de bucomaxilofacial pelo mencionado Hospital, dentre outros problemas.

O MPPI recomendou ainda a instauração de procedimento administrativo para apuração das constantes avarias ocorridas nos equipamentos para realização de exames e procedimentos rotineiros feitos no Hospital Regional Justino Luz (eletrocardiograma, aparelho de raios-X, tomógrafo, autoclave) e a demora nos reparos.
“O Ministério Público do Piauí adverte que a presente recomendação dá ciência e constitui em mora os destinatários quanto às providências solicitadas, podendo a omissão na adoção das medidas recomendadas implicar o manejo de todas as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis contra os que se mantiverem inertes, inclusive quanto à prática de improbidade administrativa. Requisita-se que Vossas Excelências informem, em até 10 (dez) dias úteis, se acatará ou não está recomendação, apresentando, em qualquer hipótese de negativa, os respectivos fundamentos. Em caso de acatamento desta recomendação, deverão os seus destinatários, no mesmo prazo, informar quais medidas serão adotadas, apresentando, ainda, cronograma para o total atendimento desta recomendação”, determinou o representante do MPPI.

Outro lado

A reportagem procurou o secretário estadual de saúde Florentino Neto para falar sobre o assunto. Através da assessoria foi emitido um esclarecimento.

Sesapi

Secretário de Saúde Florentino Neto visitou o hospitasl hoje/Foto: Ascom.
 

Na manhã desta sexta-feira (31) o secretário da Saúde Florentino Neto realizou uma visita ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Após a chegada, o secretário participou de uma reunião técnica com os membros da diretoria do Hospital para entender a realidade da unidade e dessa forma ajustar, dentro do planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Saúde, de maneira mais adequada as ações que serão tomadas para promover melhorias no hospital. O secretário Florentino Neto disse que a visita serve para reforçar os pontos do plano de investimento da SESAPI para os hospitais regionais, além de analisar as reformas pelas quais o hospital está passando. “Vamos avaliar o nível de conclusão das reformas e definir um calendário para a entrega das obras já finalizadas. Queremos que o hospital atue com 100% do seu potencial no atendimento da população", falou o secretário.

Fundação Hospitalar

O Presidente da Fundação Hospitalar, Pablo Santos, também participou da visita e da reunião no hospital e apontou a parceria entre Sesapi e Fundação Hospitalar como uma vitória que ajuda a saúde da população piauiense. “Nosso hospital atende a mais de 40 municípios além de receber demandas de outros estados, então essa busca da Sesapi por investimentos mais efetivos na nossa região e a conclusão das obras que já estão em andamento é algo muito importante e positivo".
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também