Oposição vota contra e Câmara de Picos rejeita criação da Secretaria Municipal de Turismo
O projeto de lei de autoria do prefeito Gil Paraibano foi rejeitado com oito votos contra e seis a favor
Câmara de Picos rejeita criação da Secretaria Municipal de Turismo / Foto: José Maria Barros
POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS
Com o voto contrário de oito dos nove vereadores que compõem a bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas), a Câmara Municipal de Picos rejeitou na sessão de ontem, 16 de agosto, projeto de lei propondo a criação da Secretaria Municipal de Turismo.
Com pedido de regime de urgência, a matéria foi enviada pelo prefeito Gil Paraibano à Câmara Municipal de Picos no último dia 27 de julho, e após passar pelas comissões técnicas foi à plenário ontem e acabou sendo rejeitada por oito votos contra e seis a favor. Seguindo o regimento interno, o presidente da casa Eriberto Barros (PP) não votou.
Votação
Votaram contra o projeto de lei do executivo os vereadores Hugo Victor (MDB), Wellington Dantas (PT), Rinaldinho (MDB), Valdívia Santos (PT), José Luís de Carvalho (MDB), Toinho de Chicá (PP), Marcos Buriti (PTB) e Antônio Moura (PCdoB).
A favor do projeto votaram os vereadores Evandro Paturi (MDB), Chaguinha (PTB), Maté (PP), Dedé Monteiro (PP), Filomeno Portela (PP) e Matusalém Almeida (PTB).
Proposta
A proposta rejeitada pelo legislativo alterava e acrescentava dispositivos à Lei Municipal nº 2.474 de 1º de março de 2013, cujo artigo 11 passaria a vigorar com a redação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Secretaria de Turismo.
Na mensagem aos vereadores, o prefeito de Picos Gil Paraibano destacou que as atividades do turismo tem um grande potencial para fomentar o desenvolvimento econômico e social.
“Descentralizando, espera-se que com essa elevação da Coordenadoria de turismo ao status de Secretaria Municipal, tenhamos o fortalecimento dos planejamentos, visando padronizar e organizar, por áreas, as informações no âmbito municipal para realizar maiores avanços nos meios de elaboração e implementação de políticas públicas de turismo” – argumentou o prefeito.
.jpg)
Expectativa
O Palácio Coelho Rodrigues aguardava com expectativa a aprovação da matéria, tendo em vista que no dia 27 de abril deste ano, a Câmara Municipal de Picos havia rejeitado por oito votos contra e seis a favor, projeto de lei do Executivo que criava a Secretaria Municipal de Reurbanização e Regularização Fundiária.
No dia em que o projeto fora enviado aos vereadores, o secretário municipal de Saúde, deputado licenciado Aldo Gil (PP), disse que estava confiante de que a matéria passaria na Câmara Municipal, pois, segundo ele a criação da Secretaria de Turismo proporcionaria a vinda de recursos para Picos.
“Nesse caso, se os vereadores não aprovarem estarão votando contra o povo, votando contra a vinda de recursos para Picos. Estamos enviando com a certeza de que a secretaria vai fomentar o turismo e trazer recursos para o município” – afirmou Aldo Gil naquela oportunidade.
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!