• Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Prefeitura de Picos arranca diversas árvores da Praça Josino Ferreira

Derrubada das árvores aconteceu no último dia 23 de maio por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cuja titular é Maria Santana

Árvores da Praça Josino Ferreira foram serradas ao tronco / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Ignorando o momento em que a humanidade vive, onde se clama pela consciência ecológica, a Prefeitura de Picos derrubou ao menos dez árvores que existiam na Praça Josino Ferreira, no centro da cidade. A operação foi comandada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem como titular a jornalista Maria de Sousa Santana, pré-candidata ao Palácio Coelho Rodrigues.

Árvores ornamentavam a Praça Josino Ferreira/Foto: José Maria Barros.
 

Algumas árvores foram cortadas ao tronco por servidores da Prefeitura de Picos utilizando motosserra, enquanto outras foram derrubadas com o auxílio de um trator. Moradores e comerciantes vizinhos e transeuntes protestaram, mas o grito não foi escutado pelo prefeito Padre Walmir e nem pela Secretária do Meio Ambiente, Maria Santana.

Trator arranca árvores pelo tronco/Foto: José Maria Barros.
 

O motivo para o corte e derrubada das árvores é uma reforma da Praça Josino Ferreira que foi iniciada no último dia 22 de maio. As obras estão sendo executadas pela própria Prefeitura de Picos, através das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Obras, Habitação e Urbanismo. Não existe um prazo de conclusão para o serviço e nem foi divulgado o montante que será gasto.

Prefeitura de Picos comete crime ambiental/Foto: José Maria Barros.
 

Diante do crime ambiental cometido pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, transeuntes, incrédulos, olham abismados para o cenário de destruição ao passarem pela Praça Josino Ferreira. Os órgãos de defesa do meio ambiente, como o Ibama, até o momento não se pronunciaram.

Órgãos de defesa do meio ambiente se calaram diante do crime/Foto: José Maria Barros.
 

Sanções

Segundo o artigo 49 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, que trata dos crimes ambientais, destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia, a pena é detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Padre Walmir e Maria Santana ignoraram a lei que trata dos crimes ambientais/Foto: José Maria Barros.
 

Atribuições
     
Segundo o Palácio Coelho Rodrigues, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tem a função de formular e executar as políticas de gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente, cabendo-lhe desenvolver: O planejamento, a coordenação, a supervisão, a fiscalização e o controle das ações relativas ao meio ambiente e aos recursos hídricos; a preservação, a conservação e o uso racional dos recursos naturais renováveis; as pesquisas, as experimentações e o fomento das informações técnicas e científicas nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos; a educação ambiental, em articulação com outros órgãos da administração pública; administração e manutenção de parques, praças e jardins.

Secretaria do Meio Ambiente tem obrigação de cuidar das praças/Foto: José Maria Barros.
 
Árvores foram arrancadas pelo tronco/Foto: José Maria Barros.
 
Árvores da praça Josino Ferreira foram serrradas no tronco/Foto: José Maria Barros.
 
Parte da Praça Josino Ferreira ficou sem nenhuma árvore/Foto: José Maria Barros.
 
Árvores ornamentavam a Praça Josino Ferreira/Foto: José Maria Barros.
 
Derrubada de árvores da Praça Josino Ferreira causa indignação dos moradores/Foto: José Maria Barros.
 
Praça Josino Ferreira antes da derrubada das árvores/Foto: José Maria Barros.
 
Praça Josino Fereira após a derrubada das árvores, cenário de destruição/Foto: José Maria Barrois.
 
Praça Josino Ferreira antes da ação desastrosa da Secretaria do Meio Ambiente/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também