• Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Construção de quadra de esportes no povoado Torrões está paralisada há mais de três anos

Obra foi iniciada em 2014 com previsão de ser concluída em nove meses, mas há mais de três anos está em completo abandono

Mato toma conta do que restou da estrutura da quadra poliesportiva / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Iniciada no dia 16 de janeiro de 2014 na gestão do então prefeito de Picos e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Kléber Eulálio; a obra de construção da quadra poliesportiva do povoado Torrões está abandonada há mais de três anos e, não existe previsão de quando será retomada.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

A reportagem do Informa Picos visitou o local e constatou o abandono total da obra, orçada em R$ 509 mil, 57 reais e 90 centavos, repassados através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


    
O abandono é total, com o matagal tomando de conta de todas as imediações da estrutura que ainda resiste ao tempo. Do lado de dentro, arquibancadas cheia de mato e deterioradas; vestiários, cantina e banheiros praticamente destruídos.


    
Pelo projeto original, a quadra do povoado Torrões seria um espaço para os alunos e jovens da comunidade praticarem atividades esportivas com conforto, segurança e comodidade. O poliesportivo deveria contar com demarcações para atividades de handebol, futsal, basquete e vôlei, mas ficou apenas na promessa.

Visita

No dia 23 de maio de 2014, o então prefeito de Picos, Kléber Eulálio, fez uma visita à obra de construção da quadra poliesportiva do povoado Torrões. Ele estava acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Padre José Walmir de Lima [atual prefeito], do secretário de Administração, Filomeno Portela e do vereador Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP).

Pelo contrato assinado com a construtora, a obra deveria ser concluída num prazo de nove meses, ou seja, em 16 de setembro de 2014. No entanto, quase cinco anos depois, o que se vê no local é apenas abandono e descaso.

Desabamento

Durante um temporal ocorrido em Picos no dia 30 de dezembro de 2014, parte da estrutura da quadra poliesportiva do povoado Torrões desabou, causando prejuízos.


    
Em 23 de setembro de 2015, já na condição de prefeito de Picos, o Padre Walmir (PT) anunciou para o mês de dezembro daquele ano, a inauguração de três quadras poliesportivas. Nos bairros Pedrinhas e Morada do Sol e no povoado Torrões. Somente a primeira foi entregue à comunidade, as outras duas até hoje não foram concluídas e há mais de três anos estão abandonadas.


    
Na época, a secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro, afirmou que as quadras cobertas iriam contribuir para as atividades do programa Mais Educação e para as práticas educativas em torno dos jovens do povoado Torrões e dos bairros Morada do Sol e Pedrinhas, além de envolver as comunidades em geral.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também