• Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

Vereadores da bancada de oposição na Câmara de Picos se reúnem com empresário Araujinho

Encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, 24, e contou com a presença dos oito vereadores

Bancada da oposição com o empresário Araujinho / Foto: divulgação

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Os oito vereadores que compõem a bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano na Câmara Municipal de Picos, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 24 de novembro, com o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT).

O encontro aconteceu no Escritório de Araujinho na Concessionária e, contou com a presença de toda a bancada de oposição na Câmara Municipal de Picos. Os vereadores Eriberto Barros (Progressistas), Hugo Victor (MDB), José Rinaldo, o Rinaldinho (MDB), Wellington Dantas (PT), José Luís de Carvalho (MDB), Valdívia Santos (PT), Antônio de Moura Martins (PCdoB) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP).

Também presente à reunião o prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros (Progressistas), irmão do vereador Eriberto Barros, que encabeça a chapa de oposição na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Picos.

Araujinho recebe visita de vereadores da oposição/Foto: Divulgação.
 

Pauta da reunião

Segundo um dos presentes, a pauta da reunião foi à eleição para a presidência da Câmara Municipal de Picos, que está prevista para o próximo dia 15 de dezembro e a oposição já tem uma chapa formada para a mesa diretora.

Foi discutido também a atuação da oposição, que agora conta com maioria na Câmara Municipal de Picos. Segundo ele, Araujinho estava viajando há 20 dias e não tinha participado das conversas em torno da montagem da chapa, que foi apresentada a ele durante a reunião.

Fora da disputa

Embora pregue junto aos correligionários e aliados de que nada o impede de ser candidato a prefeito de Picos em 2024, Araujinho está fora da disputa impedido pela legislação, tendo em vista que é sogro do governador eleito Rafael Fonteles (PT)

Legislação não permite que Araujinho seja candidato a prefeito de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

O parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal destaca: “São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

A única exceção é para parente que já detém mandato e queira concorrer à reeleição, o que não é o caso de Araujinho em Picos.

Candidato derrotado

Nas eleições de 2020, Araujinho (PT) concorreu a Prefeitura de Picos pela coligação “Pra fazer diferente”, formada pelos partidos PT, MDB, Podemos, Patriota, Cidadania, PCdoB e PL. Ele perdeu a disputa por uma diferença de 4.806 votos, ou seja,  um percentual de votos de 11,59% a menos do que o principal adversário.

Araujinho foi derrotado nas eleições de 2020/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo o resultado oficial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleito foi o candidato da coligação “Unidos pelo trabalho e pela fé”, composta pelos partidos do PP, PTB, PSDB, Republicanos e Dem, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP). 

O vencedor Gil Paraibano (Progressistas) conquistou nas urnas 21.531 votos, equivalente a 51,96% dos votos válidos. Já o derrotado Araujinho, por sua vez, obteve 16.725, percentual de 40,37% dos votos válidos, 4.806 a menos do que o eleito.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também