• Sábado, 05 de Julho de 2025

Vereador Rinaldinho substitui Eriberto Barros na presidência da Câmara de Picos

Decano no legislativo picoense, o emedebista venceu ao menos seis concorrentes ao longo da disputa

Rinaldinho é eleito presidente da Câmara Municipal de Picos / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Por unanimidade, o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (MDB), foi eleito na noite de ontem, 1º de janeiro, presidente da Câmara Municipal de Picos, biênio-2026. Ele substituiu a Eriberto Barros (PSD), que desistiu da disputa ao não conseguir apoios suficientes para sua reeleição.

Mesmo fora da mesa, bancada de oposição vota em Rinaldinho/Foto: José Maria Barros.
 

Com a bancada de oposição fragilizada, apenas uma chapa foi apresentada e recebeu os 17 votos, incluindo o dos vereadores que não fazem parte da base de apoio do prefeito Pablo Santos (MDB), e ficaram de fora da mesa diretora, apesar da existência do princípio da proporcionalidade partidária.

Nova mesa diretora da Câmara de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Além de Rinaldinho presidente, foram eleitos para a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos, biênio 2025-2026, os vereadores José Arimateia Luz, o Maté (PSB), como 1° vice-presidente; Valdívia Santos (PT) 2° vice-presidente, Eriberto Barros (PSD) 1° secretário e Creusa Nunes (MDB) 2ª secretária.

Contagem dos votos/Foto: José Maria Barros.
 

Disputa por apoios
    
Se no dia da eleição não houve disputa, ao longo do período que antecedeu a votação a briga foi acirrada. O consenso na base governistas em torno do nome de Rinaldinho somente aconteceu na última segunda-feira, 30 de dezembro, quando Eriberto Barros (PSD) recuou e indicou a mãe Fátima Sá para comandar a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento.

Para se eleger presidente, Rinaldinho deixou seis concorrentes pelo caminho/Foto: Divulgação.
 

Além de Eriberto Barros, que desistiu às vésperas da eleição, também desejavam presidir a Câmara Municipal de Picos, biênio 2025-2026, os vereadores governistas Hugo Victor (MDB), Chaguinha (PSB), Edilson Alves de Carvalho (MDB), Wellington Dantas (PT) e José Luís de Carvalho (MDB). Por algum motivo alheio a opinião pública, todos eles recuaram e decidiram votar em Rinaldinho.

Vereador Rinaldinho presta juramento/Foto: José Maria Barros.
 

Discurso de posse

Em seu discurso de posse, o novo presidente da Câmara Municipal de Picos, Rinaldinho, agradeceu aos colegas pela confiança e garantiu que fará uma gestão para todos,
 
“Já fui da minoria nesta casa e não gostei do tratamento que recebi! Por isso, vou comandar a Câmara Municipal de Picos tratando de forma igualitária a todos os colegas vereadores, respeitando o direito da maioria e também da minoria” – anunciou Rinaldinho.

Rinaldinho preside sessão de posse do prefeito Pablo Santos/Foto: José Maria Barros.
 

Na oportunidade, Rinaldinho relembrou a sua trajetória política e fez questão de agradecer ao ex-deputado Pablo Santos (MDB), que o colocou na vida pública em 2004, quando se elegeu vereador de Picos pela primeira vez e segundo ele gostou, pois está até hoje na política e com mandato garantido até 2028.

Rinaldinho e esposa na missa em ação de graças/Foto:José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também