• Segunda-Feira, 08 de Setembro de 2025

Vereador Hugo Victor é o campeão na proposição de títulos de cidadania e medalhas de honra ao mérito

O parlamentar emedebista ignora o que determina a Lei Orgânica do Município, que limita a dois o número de proposições de títulos de cidadania por ano, sendo um por semestre

Vereador Hugo Victor é o campeão na proposição de homenagens / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Líder do governo na Câmara Municipal de Picos, o vereador Hugo Victor (MDB) tem se destacado não apenas na defesa intransigente da gestão Pablo Santos (MDB). Ele também vem se notabilizando na apresentação de projetos decretos legislativos concedendo títulos de cidadania e medalhas de honra ao mérito, geralmente para amigos, parentes ou aliados políticos.

Levantamento feito pela reportagem do Informa Picos mostra que, o vereador Hugo Victor é o campeão no quesito de propor homenagens ou entrega de comendas, especialmente à concessão de títulos de cidadania e medalhas Coelho Rodrigues, esta a maior honraria do município.

Apenas em 2025 Hugo Victor já apresentou sete proposições de homenagens/Foto: José Maria Barros.
 

Somente este ano, o vereador Hugo Victor já apresentou cinco projetos decretos legislativo concedendo títulos de cidadão picoense, além de duas medalhas Coelho Rodrigues.

Em relação à proposição de títulos de cidadania, o vereador Hugo Victor está ignorando a Lei Orgânica do Município, que no inciso XVI do artigo 70, limita em dois o número de títulos honoríficos a serem propostos anualmente por cada parlamentar, sendo um em cada semestre.

A lei especifica ainda que a Câmara Municipal de Picos deve conceder título a cidadãos ou conferir homenagens a pessoas que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços ao município ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e/ou privada, por no mínimo três anos ininterruptos, o que nem sempre é o caso de alguns contemplados com diplomas pelo legislativo picoense.

Deputado federal foi um dos homenageados por Hugo Victor /Foto: José Maria Barros.
 

Títulos de cidadania picoense propostos pelo vereador Hugo Victor somente este ano

Deputado federal Júlio César de Carvalho Lima (PSD), natural  de Guadalupe-Piauí;
Deputado estadual Georgiano Fernandes Lima Neto, natural de Teresina;
Advogado Francisco de Assis Leal Rocha, coordenador do Dnocs-Piauí, natural de Francisco Santos;
Pétrus da Silva Cavalcante, natural de Caruaru-Pernambuco;
Professora de ballet, Lia Estefânia Chagas Fonseca.

Concessão de Medalhas Coelho Rodrigues propostas pelo vereador Hugo Victor neste semestre

Somente este ano o vereador Hugo Victor (MDB) já propôs a concessão da Medalha Coelho Rodrigues a duas pessoas.

O primeiro decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Hugo Victor na sessão do dia 13 de fevereiro, concedendo a Medalha Coelho Rodrigues ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Joaquim Kennedy Nogueira Barros.

Mesmo sem ter feito nada por Picos, primeira-dama receberá maior honraria/Foto: Divugação.
 

O segundo projeto decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Hugo Victor na sessão do dia 29 de maio, concedendo a Medalha Coelho Rodrigues a primeira-dama do estado do Piauí, Isabel Fonteles.

Os dois são filhos de Picos, mas, residem em Teresina há muitos anos e raramente andam na terra natal, imagine fazer algo em benefício do seu povo.

Segundo a lei criada em de 7 agosto de 1984, a Medalha de honra ao mérito Coelho Rodrigues, será concedida, àquele, que acima de qualquer suspeita, tenha prestado à Nação, ao Estado e/ou à terra picoense, relevantes serviços sociocultural, humanitário, político, militar e religioso, bem como comprovados serviços ao povo nos campos da tecnologia, ciências, letras e artes, e ainda por feitos heroicos, ao que parece não ser o caso de nenhum dos dois homenageados acima citados.

Vereadores contam votos de proposição condecendo título de cidadania/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também