Severo Eulálio diz que eleições de 2026 não prejudicarão trabalhos da Alepi
Expectativa é de que mesmo em período eleitoral atividades legislativas sigam normalmente em 2026
Presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB) / Foto: divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio, afirmou que o calendário eleitoral de 2026 não deverá comprometer o andamento dos trabalhos no Parlamento estadual. A declaração foi concedida ontem, 18, a imprensa da capital.
Segundo o presidente, a expectativa é de que, mesmo com a proximidade das eleições, as atividades legislativas sigam normalmente ao longo do ano, garantindo o atendimento às demandas da população e a continuidade das pautas em tramitação na Casa.
“Nós iremos dialogar ainda mais no próximo ano. É fundamental a presença dos parlamentares. Temos duas sessões virtuais, então vou conversar com eles, porque não podemos deixar a Casa sem funcionamento. Acredito que todos os deputados são comprometidos e estarão presentes”, afirmou.
Severo Eulálio destacou ainda que a Mesa Diretora poderá reorganizar a pauta de votações, caso necessário, para conciliar os trabalhos legislativos com a atuação dos parlamentares em suas bases eleitorais.
“Nós iremos organizar as nossas pautas e, se for preciso, consolidar matérias para votação em um ou dois dias, permitindo que os deputados estejam em suas bases, ouvindo a população. Mas isso será discutido mais à frente. O momento agora é de trabalho. Os deputados têm plenas condições de atuar na Assembleia de segunda a quinta-feira e, na sexta, se necessário, participar de forma híbrida, dialogando com a Casa”, completou.
Reforma do prédio
O presidente da Alepi também falou sobre o andamento das obras de reforma do prédio da Assembleia Legislativa. De acordo com ele, a expectativa é que parte da estrutura seja entregue no início de 2026, com novas etapas concluídas ao longo do ano.
“No começo do próximo ano, ainda no primeiro semestre, esperamos entregar a primeira etapa da reforma, já no retorno dos parlamentares a esta Casa. Em seguida, faremos a entrega da segunda etapa, com a conclusão total da Assembleia”, explicou.
Comissão Representativa para o recesso parlamentar
Na quarta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Piauí nomeou os membros da Comissão Representativa que atuarão durante o recesso parlamentar, iniciado no fim de dezembro e com término previsto para o início dos trabalhos legislativos em 2026.
O Ato nº 1325/2025, da Mesa Diretora da Alepi, que nomeia os membros titulares e suplentes da Comissão Representativa, foi lido e aprovado durante sessão plenária. Conforme o documento, a Comissão funcionará no período de 23 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, assegurando a continuidade institucional e o acompanhamento das atividades essenciais do Poder Legislativo.
Entre as atribuições da Comissão estão a deliberação sobre matérias urgentes e o acompanhamento de atos do Poder Executivo durante o recesso.
Fonte: O Dia



Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!