Secretária de Educação garante pagamento do abono-Fundeb até final do mês
Diana Belo assegurou que todos os servidores contemplados receberão abono até ofinal de dezembro
Secretária municipal de Educação, Diana Belo / Foto: divulgação
A secretaria municipal de Educação de Picos, Diana Belo, anunciou o pagamento do Abono-Fundeb aos servidores da educação básica da rede municipal até o final do mês de dezembro.
O projeto de lei do executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Picos na manhã de ontem, 24, em duas sessões extraordinárias. A iniciativa vai beneficiar centenas de profissionais da educação básica com um incremento financeiro neste final de ano.
O abono, que utiliza recursos excedentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é uma iniciativa voltada à valorização dos servidores do setor educacional.

Segundo a justificativa do projeto de lei apresentada pelo prefeito Gil Paraibano (Progressistas), a ação busca reconhecer o esforço dos profissionais e promover a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal.
Detalhes da Lei
De acordo com o texto, o abono será concedido em caráter excepcional, utilizando recursos do Fundeb após o cumprimento da aplicação mínima de 70% destinados à valorização dos profissionais do magistério, conforme as Leis Federais nº 14.113/2020 e nº 14.276/2021. O valor global destinado ao pagamento será determinado pela disponibilidade orçamentária.
Impactos Positivos
A aprovação do abono foi comemorada pelos profissionais da educação. A gestão acredita que, além de representar um reconhecimento do trabalho realizado, a iniciativa pode contribuir para a motivação dos servidores, refletindo diretamente na melhoria do desempenho escolar dos alunos.
“O abono é um incentivo que valoriza os profissionais da educação, estimulando seu desempenho e impactando positivamente no ambiente educacional. É uma forma de fortalecer a educação no município e investir em um futuro melhor para nossas crianças e jovens, porque, na nossa gestão, Educação é prioridade”, destacou o prefeito Gil Paraibano.
A secretária municipal de Educação, primeira-dama Diana Belo, também expressou sua gratidão pela aprovação do projeto de lei.
“Em reunião com o prefeito Gil Paraibano, apresentei o planejamento que permitia esse pagamento e esclareci a importância dele para os nossos servidores. É um reconhecimento pela contribuição dos trabalhadores da educação básica. Conseguimos o aval do prefeito e começamos a realizar os cálculos sobre as verbas do Fundeb para viabilizar esse abono. Foram dias intensos de trabalho, muita economia, e deu certo” – destacou Diana Belo.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!