• Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024

Representantes da Semtas de Picos participam de seminário sobre a busca ativa

Objetivo do evento é avaliar e ampliar serviços para as pessoas em situação de vulnerabilidade social

Representantes da Semtas de Picos / Foto: divulgação

As representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Picos (SEMTAS), Eugênia (cadastradora do CAD Único) e a assistente social Aretha Leite, participaram nesta terça-feira (29) do seminário “PRO Social e busca ativa”, para avaliar e ampliar os serviços para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

A SEMTAS já tem realizado desde 2021 esse trabalho de localizar as pessoas que mais necessitam do amparo do estado, indo até as comunidades e tratando diretamente com os possíveis beneficiados.

O PRO Social foi criado pelo Governo do Estado e busca atender as pessoas que não recebem nenhum benefício – destaca-se a difícil situação provocada pela pandemia. Para agilizar a localização dessas pessoas, as secretarias municipais realizam a busca ativa.

Segundo as participantes, o evento contou com palestras e falas de servidores do Governo do Estado. A superintendente de Direitos Humanos do Piauí, Janaína Mapurunga, tratou sobre a “Avaliação do Programa PRO SOCIAL no ano de 2022”. O psicólogo Jaelton Jackson abordou a importância da visita domiciliar (busca ativa) para o PRO Social.

Thiago Monteiro tratou do sistema SASC Integração, que se refere a parte do sistema de preenchimento, monitoramento e fluxo de pagamento do programa PRO Social. A gerente de Educação e Direitos Humanos, Irayldes Marques, abordou o concurso “Boas Práticas”, que será realizado no Piauí em 2023. Todos os municípios deverão participar.

Por fim, a diretora do UGSUAS, Rosângela Sousa, falou sobre o “Piauí Acolhe” – programa social do Piauí, que beneficia órfãos da COVID de até 18 anos.

Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar/Foto: José Maria Barros.
 

Em Picos, a SEMTAS tem se deslocado até as comunidades em busca das pessoas que precisam e estão aptas a receber os benefícios sociais. A secretária Wiânika Alencar salienta que esse trabalho é continuo e permanente, uma vez que as mudanças sociais são constantes.

Pro Social-Busca Ativa/Foto: Divulgação.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também